Dia Internacional da Língua Portuguesa

Transcrição do vídeo

O Dia Internacional da Língua Portuguesa apresentou pra gente uma oportunidade de trazer o Museu da Língua de volta a esse contato direto com o público.

Depois do incêndio, que ocorreu em 2015, a gente teve a sede fechada, e a gente manteve apenas o contato nas redes sociais, o site, enfim, e tava faltando essa interação com o público.

“E aí, sangra minh’alma.
Sangra minh’alma!
Minha alma sangra!
Sangra minh’alma!”

Se eu quiser conversar com alguém, como nós estamos conversando, eu preciso da língua. Pensar, eu penso através do meu idioma. O se divertir, o ouvir uma música, tudo isso passa pela língua.

Isso é a língua portuguesa. É uma parte e uma porção enorme da nossa cultura.

Lembro-me, aqui na Estação da Luz. Eu era jovem, com 15 ou 16 anos, e morava em Santana. Há 55 anos atrás.

Onde eu nasci, passo todo dia. Muitas pessoas diferentes. Onde aprendi a ser um cidadão.

Eu acredito que, mesmo correndo, todo mundo para pra ler, e alguma mensagem aqui é importante a gente estar lendo, não é? Você saber o pensamento de uma pessoa comum. Não é? O dia a dia de uma pessoa comum. Todo mundo tem alguma coisa do coração pra transmitir, escrever num pedacinho de papel e deixar.

Saiu pela minha boca, entrou pelos seus ouvidos. Se for do seu desejo, leve a palavra consigo.

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support