Educação, arte e cultura na reconstrução do Museu da Língua Portuguesa

As obras de reconstrução do Museu da Língua Portuguesa receberam no último dia 18 de agosto o encontro de encerramento do projeto de educação artística Canteiro de Artes. O projeto mobilizou os operários da reconstrução do edifício durante 10 meses, em um processo de restauração inclusiva e educativa. O ateliê multicultural instalado no canteiro de obras foi aberto às famílias dos trabalhadores, que tiveram a oportunidade de visitar o edifício em reconstrução, participar de atividades artísticas e conhecer a produção artística dos participantes do projeto.

O Canteiro de Artes valoriza os saberes e aproxima a cultura do cotidiano dos profissionais envolvidos na reforma do prédio, de forma a levá-los a perceber que todos são construtores de conhecimento. Em oficinas multidisciplinares, os participantes conheceram mais sobre expressões artísticas como pintura e escultura; desenvolveram trabalhos a partir de materiais descartados da obra; e exploraram a linguagem, as formas de expressão e a comunicação, de maneira a perceber como os falantes da língua portuguesa são também cocriadores do idioma.

O projeto faz parte do projeto de reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, que é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Tem como patrocinador máster a EDP, patrocinadores Grupo Globo, Grupo Itaú e Sabesp e apoio do Governo Federal, por meio da lei federal de incentivo à cultura. O Canteiro de Artes conta com apoio da OSCIP Mestres da Obra e da construtora Concrejato.

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support