Exposição itinerante do Museu da Língua Portuguesa chega a Angola

Atualmente exibida na cidade de Praia, em Cabo Verde, a exposição itinerante “A Língua Portuguesa em Nós” vai iniciar na próxima terça-feira (12) a segunda etapa de seu percurso pela África e pelo arquipélago cabo-verdiano. O projeto do Museu da Língua Portuguesa, que atualmente está em reconstrução em São Paulo, chegará ao Centro Cultural Brasil-Angola, em Luanda (Angola), onde ficará até 03 de agosto. A mostra funcionará de terça a domingo, das 10h às 20h (horário local), sempre com entrada gratuita.

O conteúdo foi organizado a partir de quatro eixos temáticos: Nós da Língua Portuguesa no Mundo, História da Língua Portuguesa no Brasil, Poesia e Prosa e Diálogos. Com consultoria de conteúdo do compositor, escritor e professor de literatura brasileiro José Miguel Wisnik, a exposição faz um passeio pela presença da língua portuguesa no mundo, o contato com outros idiomas, sua participação na formação cultural brasileira e sua presença na música, nas expressões culinárias e na literatura.

Além disso, em cada país a mostra recebe uma programação cultural diversa e exclusiva. Em Luanda, as atividades têm coordenação artística do escritor Ondjaki.

No espaço Falares, o visitante é convidado a deixar seu testemunho falado sobre sua relação com o idioma. Os depoimentos passarão a fazer também parte do acervo do Museu da Língua Portuguesa, que tem reinauguração prevista para 2019.

A exposição “A Língua Portuguesa em Nós” é uma iniciativa do Itamaraty, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, a Fundação Roberto Marinho, o Museu da Língua Portuguesa e o Instituto Internacional da Língua Portuguesa, com coordenação da Expomus.

“Nesta exposição, abordamos os ‘nós’ da nossa língua: os laços, os embaraços e os núcleos sempre móveis pelos quais uma língua permeia diferentes culturas e, de uma forma mais ampla, a vida humana. E neste momento, em que o Museu da Língua Portuguesa está em reconstrução, essa aproximação com os nós da língua portuguesa no mundo, incorporando a ele outros elos que ainda lhe faltam, ganha uma dimensão ainda mais ampla”, diz Ricardo Pereira, diretor da TV Globo Portugal.

“A língua portuguesa é um patrimônio global e em constante transformação. A iniciativa de levar uma exposição do Museu da Língua para outros países reforça a importância dessa instituição, que permanece viva e promovendo atividades de qualidade mesmo durante a reconstrução de sua sede em São Paulo”, afirma Romildo Campello, secretário da Cultura do Estado de São Paulo.

O Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Tem como patrocinador máster a EDP, patrocinadores Grupo Globo, Grupo Itaú e Sabesp e apoio do Governo Federal, por meio da lei federal de incentivo à cultura. O IDBrasil é a organização social responsável pela gestão do Museu. Mais informações sobre histórico e reconstrução em https://www.museudalinguaportuguesa.org.br/

Roteiro
Luanda/Angola
12 de junho a 3 de agosto de 2018
De terça a domingo, das 10h às 20h
Centro Cultural Brasil-Angola
Rua Cerveira Pereira, 19
Baixa de Luanda, Coqueiros, Luanda.
Tel.: +244 931732214
Entrada gratuita

Praia/Cabo Verde
10 de maio a 19 de junho de 2018 – visitas guiadas, até 2 vezes por semana, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. Agendamentos pelo email ccb.praia@itamaraty.gov.br
De 19 de junho a 27 de julho de 2018 – aberto ao público, sem necessidade de agendamento.
Local: Sede do Instituto Internacional da Língua Portuguesa – IILP
Avenida Andrade Corvo, nº 8, Platô, Cidade da Praia, Cabo Verde. Tel.: +238 261 95 04

Maputo/Moçambique
15 agosto a 25 de setembro de 2018.
Local: Centro Cultural Brasil Moçambique – CCBM
Av. 25 de Setembro, 1728, Maputo, Moçambique. Tel.: +258 21 306 840

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support