Exposição itinerante do Museu da Língua Portuguesa chega à Campinas

Exposição itinerante do Museu da Língua Portuguesa chega à Campinas

Inciativa tem apoio do Instituto CPFL e do Galleria Shopping

A exposição itinerante do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, retoma viagem e desembarca em Campinas no dia 15 de setembro. Na temporada 2016, a mostra “Estação da Língua” ficará em cartaz no Galleria Shopping (Rodovia Dom Pedro I, Km 131,5 – Jardim Nilópolis) até 16 de outubro, com entrada gratuita.

“Campinas e região terão mais uma chance de conhecer – ou rever no caso de quem já visitou – as atrações interativas e tecnológicas do Museu da Língua Portuguesa. Assim, Estação da Língua segue o itinerário aproximando a nossa rica diversidade dos visitantes e carregando na bagagem diferentes sotaques, expressões e modos de falar que mantem o nosso idioma vivo e o nosso Museu da Língua Portuguesa sempre atuante e referencial para a cultura do Estado de São Paulo e do Brasil”, declara Antonio Carlos Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa.

Dividida em quatro áreas, a narrativa da mostra itinerante foi construída para levar o conteúdo do Museu – fechado para restauro depois de ser atingido por um grande incêndio em dezembro de 2015 – para o maior número possível de cidades na Grande São Paulo. Toda estrutura é transportada de uma cidade a outra em caminhões, pois a Estação da Língua foi projetada de maneira que possa ser desmontada e novamente aberta ao público em num período de até sete dias.

“A exposição é um recorte das áreas expositivas do Museu da Língua Portuguesa. Levamos a Praça da Língua, as Origens, a Grande Galeria e a Linha do Tempo, com destaque para o Mapa dos Falares, que exibe a singularidade do português falado em diferentes regiões do estado de São Paulo – novidade especialmente dedicada a esse tour pelas cidades paulistas” explica o arquiteto e sócio da Arquiprom Fernando Arouca, responsável pelo projeto.

“É com muita satisfação que nós, do Instituto CPFL, ajudamos a trazer a Campinas um pouco do Museu da Língua Portuguesa, um dos maiores patrimônios culturais da atualidade. Essa parceira inédita, em um espaço amplo como o do Shopping Galleria, nos ajuda a ampliar, em vários aspectos, o nosso diálogo e o nosso relacionamento com o público de Campinas e região que há mais de dez anos acolhe com tanto entusiasmo a nossa programação”, afirma Mário Mazzilli, diretor-superintendente do Instituto CPFL, apoiador da exposição.

A Estação da Língua já passou por Araraquara, Santos, Registro, Sorocaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São Bernardo, alcançando a marca de mais de 90 mil visitantes.

A realização é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura; do IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, organização social de cultura que gere o Museu da Língua Portuguesa; e da Arquiprom, proponente e produtora do projeto. O patrocínio é da CPFL Energia e o apoio local do Galleria Shopping.

Sobre a Estação da Língua

Em cada cidade por onde passa, a exposição está em um espaço cultural apropriado e, nele, o percurso acontece por seis áreas expositivas.

Logo no acesso do espaço da exposição o visitante entra no universo da palavra. Quinze poemas são projetados com recursos gráficos de animação.

Uma grande escultura de caixas apresenta o Museu da Língua Portuguesa e o público segue para o ‘desembarque’, formado por um painel gráfico com as origens da língua e um vídeo/animação, apresenta as conquistas e a expansão ultramarina de Portugal até o ano de 1.500 – quando os portugueses chegaram ao Brasil. Esta seção inclui um terminal multimídia que permite ao visitante escutar os vários sotaques do português pelo mundo.

A terceira área expositiva parte da Linha do Tempo, consagrada no Museu da Língua Portuguesa, com a evolução do idioma no Brasil até a atualidade. O visitante segue para terminais com telas sensíveis ao toque que apresentam a relação do português com outros idiomas, como as línguas indígenas e africanas, e também as influências dos imigrantes europeus em solo brasileiro.

O passeio se aproxima do fim num painel em forma de quebra-cabeça que apresenta um vídeo baseado em dez entrevistas. O vídeo sugere um diálogo entre cinco cidades paulistas, ressaltando as particularidades linguísticas de cada região. A parada final destaca em projeções a presença diversificada da língua portuguesa no dia a dia do brasileiro, até mesmo em sonhos, com a apresentação de dois vídeos – Culinária e Danças.

Sobre o Museu da Língua Portuguesa

As instalações do Museu da Língua Portuguesa foram atingidas por um incêndio de grandes proporções no dia 21 de dezembro de 2015, o que obrigou o fechamento do espaço para a visitação pública. Entretanto, a instituição continua viva, promovendo ações educativas e exposições itinerantes.

Em janeiro de 2016, foi firmado convênio entre a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, a Fundação Roberto Marinho e a organização social IDBrasil, com o objetivo de reconstruir o Museu da Língua Portuguesa no menor prazo possível. Com esse mesmo objetivo, em 21 de março, o Governo do Estado de São Paulo e a Fundação Roberto Marinho deram início a uma articulação junto à iniciativa privada para formar uma aliança solidária em apoio à reconstrução e restauro das áreas afetadas pelo incêndio, contemplando, também, atualizações da concepção curatorial, expográfica e do projeto de acessibilidade.

Ainda no âmbito do convênio firmado, foram realizadas ações emergenciais no prédio histórico da Estação da Luz, onde o Museu funciona, a fim de preservar o conjunto arquitetônico protegendo das chuvas e retirando os escombros para liberar os espaços para os trabalhos de restauro e recuperação.

Serviço Estação da Língua em Campinas

Data: De 15 de setembro a 16 de outubro
Horário: De terça à sexta-feira e aos domingos, das 14h às 20h; e aos sábado das 12h às 22h
Local: 1º Piso do Galleria Shopping – (próximo à Livraria da Vila)Rodovia Dom Pedro I, Km 131,5 – Jardim Nilópolis – Campinas – São Paulo – SP)
Informações sobre agendamento: agendamento@arquiprom.com.br
Entrada gratuita

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support