Exposição itinerante do Museu da Língua Portuguesa chega à Pirassununga

Depois de passar por Araraquara e alcançar a marca de cinco mil visitantes, a exposição itinerante do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, faz a sua segunda parada do ano e chega à Pirassununga, no dia 12 de abril.

“Por onde a exposição Estação da Língua passa, é recebida com muito entusiasmo. Os números de visitação comprovam que o Museu e a língua portuguesa estão vivos, atuantes e preservados em cada um de nós”, declara Antonio Carlos Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa. A mostra itinerante recebeu quase 80 mil visitantes ao estacionar em Araraquara, Santos, Registro, Sorocaba, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São Bernardo.

Reproduzindo o conceito central do Museu da Língua Portuguesa, a Estação da Língua apresenta nosso idioma com interatividade e tecnologia. A mostra, que será inaugurada no dia 12 de abril, às 12h, ficará em cartaz até 14 de maio, no Centro Cultural Prof. Dr. Fausto Victorelli (Av. Painguás, 2014 – Jardim do Lago, Pirassununga).

São mais de 300 metros quadrados de área expositiva, com destaque para o Mapa dos Falares, que exibe a singularidade do português falado em diferentes regiões do Estado de São Paulo, novidade especialmente dedicada ao público paulista.

“A Estação da Língua traz na bagagem a museologia contemporânea, a rica expografia de sons e imagens, o prezado conteúdo e a língua viva e dinâmica do Museu da Língua Portuguesa”, explica o arquiteto e sócio da Arquiprom Fernando Arouca, responsável pelo projeto.

A realização é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura; do IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, organização social de cultura que gere o Museu da Língua Portuguesa; e da Arquiprom, proponente e produtora do projeto com patrocínio da Panco e apoio da Tim. A Estação da Língua conta também com o apoio local da Prefeitura do Município de Pirassununga.

A Estação da Língua

Em cada cidade por onde passa, a exposição está em um espaço cultural apropriado e, nele, o percurso acontece por seis áreas expositivas.

A estrutura de recepção e de acolhimento baseia-se em um conjunto com forte apelo visual, que abriga projeção de breves textos literários especialmente escolhidos para a itinerância. Em um ambiente imersivo, três frases promovem o início dessa viagem pela história da língua portuguesa: “Quem não vê bem uma palavra, não pode ver bem uma alma”, de Fernando Pessoa; “Penetra surdamente no reino das palavras”, Carlos Drummond de Andrade; e “Como é que chama o nome disso”, de Arnaldo Antunes, foram interpretadas pelos atores Paulo Betting, Julia Lemmertz e Deborah Evelyn. Painéis de LED vermelho reproduzem o que está sendo ouvido.

Uma grande escultura de caixas apresenta o Museu da Língua Portuguesa e o público segue para o ‘desembarque’, formado por um painel gráfico com as origens da língua e um vídeo/animação, apresenta as conquistas e a expansão ultramarina de Portugal até o ano de 1500 – quando ocorre o descobrimento do Brasil. Esta seção inclui um terminal multimídia que permite ao visitante escutar os vários sotaques do português pelo mundo.

A terceira área expositiva parte da Linha do Tempo, consagrada no Museu da Língua Portuguesa com a evolução do idioma no Brasil até a atualidade. O visitante segue para terminais com telas sensíveis ao toque que apresentam a relação do português com outros idiomas, como as línguas indígenas e africanas, e também as influências dos imigrantes europeus em solo brasileiro.

O passeio se aproxima do fim num painel em forma de quebra-cabeça que apresenta um vídeo baseado em dez entrevistas especiais. O vídeo permite confrontar e mesmo sugerir um diálogo entre cinco cidades paulistas, ressaltando as particularidades linguísticas de cada região. A parada final destaca em projeções a presença diversificada da língua portuguesa no dia a dia do brasileiro, até mesmo em sonhos, com a apresentação de dois vídeos – Culinária e Danças.

Toda estrutura é transportada de uma cidade a outra em caminhões, pois a Estação da Língua foi projetada de maneira que possa ser desmontada e novamente aberta ao público em outro município em até sete dias.

Serviço

Estação da Língua em Pirassununga
Data: de 12 de abril a 14 de maio
Horário: de segunda a sábado das 8h às 11h e das 13h às 17h.
Local: Centro de Convenções Prof. Dr. Fausto Victorelli
(Av. Painguás, 2014 – Jardim do Lago)
Informações sobre agendamento: (19) 3561-5269

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support