Exposição Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas é inaugurada em Santo André

Depois de uma temporada em São Caetano do Sul, entra em cartaz, em Santo André (SP), a exposição Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas. A inauguração aconteceu no dia 1º de dezembro, no Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa, e segue até o dia 09 de fevereiro, com entrada gratuita.

A mostra é uma realização do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), ACAM Portinari e Arquiprom, em parceria com a Organização Social de Cultura IDBrasil, gestora do Museu da Língua Portuguesa, e apoio da Prefeitura de Santo André.

Baseada no livro de mesmo nome do jornalista Enio Squeff coautoria de Helder Perri Ferreira, a exposição desvenda a origem dos topônimos dos municípios do estado de São Paulo.

O visitante pode explorar seis temas principais no conteúdo expositivo: 1) O que
é um município, como ele se forma e como se nomeia; 2) Os topônimos: a grande
influência das línguas indígenas; 3) A fé católica – os santos de devoção que viram
nomes de cidades; 4) Os personagens e as homenagens; 5) O nome dos municípios; 6) E
“quem nasce aqui chama como?”.

Organizada em quatro contêineres especialmente desenvolvidos para abrigar o conteúdo expositivo, a mostra conta com telas touchscreen onde o público pode criar “cidades ideais”, utilizando critérios como: localização, base econômica e arquitetura. Em um painel, há uma versão digital do livro de Squeff e Ferreira, com os 645 municípios paulistas catalogados com seus respectivos nomes. No conteúdo expositivo há, também, curiosidades sobre os nomes dos municípios com influências indígenas e católicas.

O Museu Dr. Octaviano Armando Gaiarsa está localizado na Rua Senador Flaquer, 470 – Santo André (SP).
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta, das 8h às 16h30 e, aos sábados, das 9h às 14h30.
A entrada é gratuita.

Para mais informações, acesse o site: https://bit.ly/2jiwGp9

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support