Exposição sobre a origem dos nomes dos municípios paulistas chega a São Caetano do Sul

“Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas” entra em cartaz dia 27/10 com entrada gratuita.

Baseada no livro do jornalista Enio Squeff com coautoria de Helder Perri Ferreira, a mostra trata da origem dos nomes das cidades de São Paulo e desvenda curiosidades e informações atreladas aos topônimos de cada município.

A mostra é realizada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), ACAM Portinari e Arquiprom, com parceria do Museu da Língua Portuguesal e da Prefeitura de São Caetano do Sul.

A exposição itinerante percorre temas como o que é um município, como se forma e quais critérios são escolhidos para nomeá-lo; a importância dos povos indígenas,do catolicismo na definição dos nomes de algumas cidades e o gentílico de cada local.

Os visitantes poderão, por meio de um jogo presente na exposição, criar suas próprias cidades, definindo seu nome, se será no campo ou na praia, como serão distribuídos os recursos econômicos. Além do jogo, há uma cópia digital do livro de Squeff e Ferreira com a catalogação dos nomes dos 645 municípios do estado de São Paulo.

A mostra estará no Salão Principal da Câmara Municipal de São Caetano do Sul, em contêineresespecialmente projetados para recebê-la, de 27/10 a 24/11, com entrada gratuita.
A visitação é de segunda a sexta-feira das 08:00 às 18:00 para público geral e de segunda a sexta-feira das 09:00 às 17:00 para visitas agendadas. Para agendamento de visitas educativas, basta entrar em contato no telefone: (11) 4232-1237.

“Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas”

Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Caetano do Sul
Endereço: Avenida Goiás, 600
Abertura: 26 de outubro, às 20h00
Visitação: 27 de outubro a 24 de novembro.

Horário da exposição:

Seg-Sex das 08:00 às 18:00
Seg-Sex das 09:00 às 17:00 (visitas agendadas)
Agendamento de excursões e turmas escolares: (11) 4232-1237