Nota de pesar

Estamos profundamente abalados com o incêndio que atingiu o Museu da Língua Portuguesa na tarde desta segunda-feira (21/12/2015) e lamentamos, acima de tudo, a morte do bombeiro civil Ronaldo Pereira da Cruz, que trabalhou na tentativa de controlar o fogo.

Neste momento, agradecemos a todos os nossos funcionários e equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e Defesa Civil que não mediram esforços na tentativa de salvaguardar o edifício. Agradecemos também à equipe da Pinacoteca do Estado pelo pronto acolhimento a todos que estavam trabalhando no local.

O Museu cumpria regularmente com todas as rotinas de segurança e contava com seguro contra incêndio. Neste momento, aguardamos informações da perícia sobre as causas do incidente.

O acervo virtual que era a marca do Museu da Língua Portuguesa pode ser inteiramente reconstruído a partir de nosso backups e arquivos. Na exposição temporária em homenagem a Câmara Cascudo não havia peças originais, apenas réplicas e elementos museográficos.

O Museu, assim como a nossa língua, permanecerá vivo e dinâmico. Enquanto o edifício estiver sendo reconstruído, encontraremos outras maneiras de dar continuidade às atividades culturais.

Agradecemos as mensagens de apoio e solidariedade que estão chegando de todo o Mundo.

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support