Etapas

  • Projeto para restauração da fachada e das esquadrias. concluído em nov/16
  • Projeto para restauração da cobertura concluído em mar/17
  • Obra para restauração da fachada e esquadrias em andamento
  • Projeto arquitetônico de adequação interna
  • Projeto curatorial e museografia
  • Obra para restauração da cobertura
  • Obra de adaptação interna
  • Conteúdo e implantação da museografia
  • Reinauguração do Museu da Língua Portuguesa prevista para o segundo semestre de 2019

2015

Dezembro/15

Incêndio atinge o Museu da Língua Portuguesa, no dia 21. Saiba mais.

Dezembro/15

Menos de 48h após o incêndio, são realizadas ações emergenciais no local, com objetivo de garantir a segurança e preparar o conjunto arquitetônico para os trabalhos de restauro e recuperação.

2016

Janeiro/16

Convênio para reconstruir o Museu da Língua Portuguesa é assinado pelo Governo do Estado de São Paulo, Fundação Roberto Marinho e IDBrasil, Organização Social de Cultura, responsável pela gestão do Museu. Saiba mais.

Março/16

08/03: Início de nova etapa de obras na Estação da Luz e no Museu da Língua Portuguesa, envolvendo a impermeabilização das lajes expostas, a instalação de sistemas de drenagem e a construção de uma sobrecobertura para evitar infiltração de água da chuva no edifício, preparando-o para todo o período de restauro. Saiba mais.

Março/16

21/03: Encontro no Palácio dos Bandeirantes para articulação, junto à iniciativa privada, com o objetivo de formar uma aliança solidária para apoiar a reconstrução do Museu. Durante a reunião, foi anunciada, também, a parceria entre a Fundação Roberto Marinho e a Granito & Partners. Saiba mais.

Maio/16

Seminário “Museu da Língua Portuguesa: conquistas e desafios” é realizado, nos dias 2 e 3, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, para provocar reflexões sobre o futuro do Museu, a partir da análise dos resultados conquistados nos 10 anos de seu funcionamento. Profissionais envolvidos na criação e operação do Museu participaram do evento. Saiba mais.

Junho/16

Contratação dos projetos de restauro da fachada e das esquadrias, da cobertura e da arquitetura de interior.

Agosto/16

Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal, visita o Brasil e o Museu da Língua Portuguesa e declara o apoio do Estado e da sociedade portuguesa à reconstrução do Museu.

Outubro/16

Museu da Língua Portuguesa recebe R$ 29,9 milhões da indenização do seguro.

Novembro/16

Aprovação do projeto de restauro nos órgãos de patrimônio – IPHAN, CONDEPHAAT e CONPRESP – e no Ministério da Cultura para captação de recursos pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. O arquiteto Pedro Mendes da Rocha, que desenvolveu o projeto original do Museu, junto com Paulo Mendes da Rocha, é responsável pelo projeto de arquitetura da reconstrução.

Dezembro/16

12/12: É anunciada a formação da aliança solidária para a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa: a EDP é a patrocinadora máster, Grupo Itaú e Grupo Globo são patrocinadores, com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Saiba mais. Foto: Felipe Rau/Estadão Conteúdo

Dezembro/16

21/12 – Início da restauração das fachadas e esquadrias atingidas pelo incêndio.

2017

Janeiro/17

Início do acompanhamento do projeto de sustentabilidade para certificação LEED e estudos preliminares de instalações prediais.

Maio/17

Comemoração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, na Estação da Luz. Saiba mais.

Junho/17

Governo de São Paulo assina, com o governo de Portugal e a Fundação Roberto Marinho, acordo para recuperação do Museu da Língua Portuguesa. Saiba mais.

Julho/17

Museu da Língua Portuguesa participa da 15ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), com exposição inspirada na Praça da Língua, mesas de debate, oficina e apresentações artísticas. Saiba mais.

Agosto/17

Museu da Língua Portuguesa leva sua experiência-símbolo - a Praça da Língua - e atividades educativas para a 18ª edição da Bienal Internacional do Livro Rio. Saiba mais.

Setembro/2017

Restauração das fachadas e esquadrias do Museu da Língua Portuguesa preserva patrimônio histórico e tem sustentabilidade como premissa: cerca de 85% da madeira utilizada vêm de material reaproveitado do próprio edifício. Saiba mais

Outubro/2017

Museu da Língua Portuguesa participa do 2º Festival “Que Bom Retiro”. Saiba mais

Dezembro/17

Visita ao Museu da Língua Portuguesa marca finalização do restauro das fachadas. Saiba mais

2019