Museu da Língua Portuguesa no festival “Que Bom Retiro”

Atividades no saguão da Estação da Luz vão celebrar as origens e influências da língua portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa participa do “Que Bom Retiro – 2º Festival de Rua do Bom Retiro”, com atividades culturais no saguão da Estação da Luz, de quinta-feira a sábado (dias 19, 20 e 21). O festival ocupa a região do Bom Retiro e da Luz, entre os dias 18 e 22, com jogos, oficinas, sarau e outras atividades, estimulando a comunidade a vivenciar o espaço público e conviver com grupos diversos. A programação é gratuita.

Mobilizado pela Rede Social Luz – Bom Retiro, que integra mais de 20 organizações – entre eles serviços sociais, organizações e instituições culturais públicas e privadas, coletivos migrantes e urbanísticos –, o festival pretende, ainda, fortalecer as redes de trocas e convivência, além de ser um momento de reflexão sobre a complexidade do Bom Retiro e os caminhos que a comunidade deseja traçar para seu bairro. Mais de 30 atividades estão previstas para o Festival, em diversos locais do bairro, em temas como gastronomia, leitura, arte, cultura, economia solidária, comunicação, história, educação e infância.

No saguão da Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa vai promover atividades lúdicas, com jogos que mostram como as trocas culturais construíram a língua portuguesa. Entre as atividades, está o quebra-cabeças “piquenique de palavras” – que mostra a origem dos nomes dos alimentos e evidencia as influências trazidas pelos imigrantes, tanto estrangeiros quanto de outras regiões do país, que chegaram a São Paulo – e Tupituba, com a influência indígena na formação da língua portuguesa. O espaço também vai exibir informações sobre o Museu e sua reconstrução, atualmente em curso, após o incêndio que o atingiu em dezembro de 2015.

Durante seus dez anos de funcionamento, o Museu da Língua Portuguesa esteve sempre próximo à comunidade dos bairros do Bom Retiro e Luz, com parcerias e atividades culturais e educativas em ações expandidas para além de seus muros, em espaços como o saguão da Estação da Luz e escolas.

“A língua portuguesa é o elo que une todos os grupos, incluindo os imigrantes, com diálogos e trocas de saberes e culturas. A presença do Museu no festival dá continuidade às atividades com a comunidade da região e reafirma o compromisso com o fortalecimento das identidades e dos laços culturais entre todos aqueles que ocupam a cidade”, diz a gerente de Projetos de Patrimônio da Fundação Roberto Marinho, Deca Farroco.

O Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Tem como patrocinador máster a EDP, patrocinadores Grupo Globo e Grupo Itaú e apoio do Governo Federal, por meio da lei federal de incentivo à cultura. O IDBrasil é a organização social responsável pela gestão do Museu.

Museu está em reconstrução

Primeiro museu totalmente dedicado a um idioma, o Museu da Língua Portuguesa recebeu cerca de 4 milhões de visitantes em 10 anos de funcionamento (2006-1026). Sua concepção celebra a língua como elemento fundador e fundamental da nossa cultura. Experiências interativas, conteúdo audiovisual e ambientação conduziam os visitantes a um mergulho na história da língua portuguesa.

O museu foi atingido por um incêndio em dezembro de 2015 e está em reconstrução. Atualmente, está sendo finalizada a primeira etapa da obra: o restauro da fachada e das esquadrias. Foi iniciada também a reconstrução da cobertura do edifício. Durante a reconstrução, o acervo do Museu, o patrimônio imaterial da língua portuguesa, continua sendo celebrado por meio de atividades culturais e educativas, como as realizadas na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, em agosto; na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), em julho, e na celebração do Dia Internacional da Língua Portuguesa, em maio de 2017, no saguão da Estação da Luz.

SERVIÇO:

Museu da Língua Portuguesa no “Que Bom Retiro – 2º Festival de Rua do Bom Retiro”

Dias 19, 20 e 21/10 (quinta, sexta e sábado)

Das 10h30 às 15h30

Saguão da Estação da Luz