Papo Literário do Museu de agosto acontece no dia 10

Quatro livros infantojuvenis serão debatidos no clube de leitura do Museu. A mediação será da socióloga Luciana Bento

Quatro livros infantojuvenis serão debatidos no encontro de agosto do clube de leitura do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. A atividade, que integra a programação do Papo Literário: narrativas negras em língua portuguesa, vai acontecer no dia 10 de agosto (sábado), das 14h30 às 16h30, no Saguão B, com entrada gratuita e mediação da socióloga e especialista em literatura infantil Luciana Bento.   

Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado; Tenka, preta pretinha, de Lia Zatz; Os mil cabelos de Ritinha, de Paloma Monteiro; e Manual de penteados para crianças negras, de Joana Gabriela Mendes e Mari Santos, serão os livros em destaque no encontro. Em comum, as quatro obras têm como protagonistas personagens negras e abordam temas como autoaceitação e diversidade.  

A socióloga Luciana Bento será a mediadora do encontro. Especialista em literatura infantil, ela também integra o Quilombo Literário, coletivo independente dedicado a promover educação antirracista nas escolas.  

A livraria Gato Sem Rabo, em sua loja física em São Paulo (rua Amaral Gurgel, 338), oferece desconto de 10% a quem comprar os livros Menina bonita do laço de fita; Tenka, preta pretinha, e Os mil cabelos de Ritinha até novembro. Para isso, basta informar que faz parte do clube de leitura do Museu da Língua Portuguesa.   

A curadoria do Papo Literário em 2024 é de Camilla Dias, integrante dos coletivos Lendo Escritores Negro-Brasileiros e Leituras Decoloniais, além de autora do perfil @camillaeseuslivros no Instagram. Em todos os encontros, há sorteio de livros e tradução em Libras.  

Confira abaixo o calendário dos próximos livros que serão tema do Papo Literário:     

14/9: Marinheira no Mundo, de Ruth Guimarães. Mediação de Cidinha da Silva.    

19/10: Uma chance de continuarmos assim, de Taiasmin Ohnmacht. Mediação de Isa e Pétala, do Afrofuturas.     

23/11: Solitária, de Eliana Alves Cruz. Mediação de Camilla Dias.     

O Papo Literário: Narrativas negras em língua portuguesa é organizado pelo Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa.       

SERVIÇO   
5º Papo Literário: narrativas negras em língua portuguesa   
Socióloga Luciana Bento debate os livros Menina bonita do laço de fita (Ana Maria Machado), Tenka, preta pretinha (Lia Zatz), Os mil cabelos de Ritinha (Paloma Monteiro) e Manual de penteados para crianças negras (Joana Gabriela Mendes e Mari Santos)  
Dia 10 de agosto (sábado), das 14h30 às 16h30   
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa   
Grátis       

Translate »
Pular para o conteúdo