Centro de Referência lança coleção Narrativas do acervo

Projeto inclui vídeos que apresentam e contextualizam alguns dos objetos presentes na exposição principal do Museu da Língua Portuguesa

O Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa (CRMLP) é o núcleo da instituição responsável por pesquisar, documentar e difundir as referências patrimoniais materiais e imateriais que compõem o acervo do Museu. Entre as atividades que realiza, o CRMLP acaba de lançar a coleção Narrativas do acervo, com vídeos que apresentam e contextualizam alguns dos objetos presentes na exposição principal.

O projeto é parte da estratégia de expandir e disponibilizar os conteúdos da exposição principal ao público – esse material poderá ser consultado on-line. Assim, vocês podem conhecer um pouco do Museu; e quem já conhece pode relembrar e se aprofundar nos temas.

Em harmonia com a atual exposição temporária Línguas Africanas que fazem o Brasil, a primeira coleção apresentada traz um recorte do acervo relacionado às línguas africanas no Museu. São eles: a escultura Nkisi, a Tabua de Ifá e as Joias de Crioula. O desenvolvimento do material contou com a colaboração de pesquisadores, educadoras e um sacerdote de Ifá.

Confira abaixo nossa coleção:

Escultura Nkisi

Tábua de Ifá