Publicação compartilha como foi construída a metodologia do evento realizado em agosto de 2023 com a população em situação de rua e agentes do território da Luz e região central de São Paulo
Ser um espaço para dar visibilidade à população em situação de rua e reposicionar o papel das instituições culturais como locais de combate a estigmas sociais e transformação social nos territórios em que estão inseridas. Esses foram alguns dos objetivos da primeira edição do Festival Cultura e Pop Rua, que aconteceu entre 16 e 18 de agosto de 2023. Agora, o Museu da Língua Portuguesa compartilha o e-book Festival Cultura e Pop Rua – Relato de uma experiência, com os resultados alcançados e com detalhes da metodologia colaborativa utilizada na construção do projeto.
BAIXE O E-BOOK FESTIVAL DE CULTURA E POP RUA
Ao longo desses três dias, o Sesc São Paulo e o Museu da Língua Portuguesa, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, agentes, coletivos e outros equipamentos de cultura atuantes no território da Luz, Santa Efigênia, Bom Retiro e Campos Elíseos, procuraram trocar experiências a respeito de ações que promovem para mitigar desigualdades sociais.
Disponível gratuitamente, o e-book Festival Cultura e Pop Rua – Relato de uma experiência apresenta o que aconteceu nos três dias do evento. Para além dos debates, os organizadores também disponibilizaram uma série de serviços à população vulnerabilizada, de cortes de cabelo a cuidados com animações de estimação – as tendas ocuparam a Praça da Luz, em frente ao Museu da Língua Portuguesa. Ao fim do evento, foram 13.611 atendimentos realizados e 6.280 refeições servidas.
Além disso, o Festival também abriu espaço, em dois palcos montados, para que artistas do território, de músicos a escritores, apresentassem seus trabalhos, incluindo algumas parcerias com artistas profissionais. Uma parceria que deu muito certo, por exemplo, foi a do Pagode na Lapa, que atua junto aos usuários da chamada cracolândia, com o Sexteto Aurum da Escola de Música do Estado de São Paulo.
Organizado por Renata Motta, diretora executiva do Museu da Língua Portuguesa, e Evelyn Lauro, articuladora social do Museu da Língua Portuguesa, o e-book mostra que um evento como o Festival Cultura e Pop Rua é o resultado de um trabalho em conjunto e de trocas constantes. E mais: que esta ação é contínua. A segunda edição do Festival Cultura e Pop Rua vem aí.