Museu lança publicação digital do projeto DePara

Realizada pelo Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa, iniciativa destaca a diversidade de experiências e emoções através da oficina que parte da escrita de cartas para aproximação e manutenção de vínculos

O Museu da Língua Portuguesa lança mais uma publicação digital, desta vez sobre o projeto DePara. O material contou com a colaboração de seus participantes e busca ser um registro poético da iniciativa, apresentando relatos sobre a experiência, cartas e fotografias.

BAIXE A PUBLICAÇÃO DIGITAL DO PROJETO DEPARA

Pensado prioritariamente à população em vulnerabilidade social extrema que circula cotidianamente na região central da cidade de São Paulo, o projeto foi idealizado pela instituição em parceria com a artista visual Carmen Garcia. Ele procura, por meio de oficinas abertas que convidam à escrita e à partilha de memórias e histórias, resgatar laços e promover a dignidade humana, a socialização e a valorização dos saberes, estimulando a troca entre os participantes a incursões em suas vivências pessoais e coletivas.

Com duas edições, em 2023 e 2024, o DePara realizou oficinas em espaços do Museu, em calçadas de seu território e também em espaços de parceiros do projeto como o CAPS AD III Prates, o CIEJA Perus I e a Ocupação Mauá. A Estação da Luz também foi utilizada, em uma ação inspirada no filme Central do Brasil, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Montenegro, indicada ao Oscar de Melhor Atriz em 1999.

Entrecortada com fotografias e citações dos participantes do DePara, a publicação propõe visibilizar algumas das pessoas envolvidas no projeto. Além disso, quer destacar a potência da cultura e do valor da escrita como mecanismo de troca de saberes e experiências ente grupos sociais.

 

Translate »
Pular para o conteúdo