Museu lança edição do Olhares: vídeo-visitas e realiza jogos sobre a nossa língua e contação de histórias

Quarta edição do Olhares: vídeo-visitas traz as impressões de Telma Gomes, encarregada da equipe de limpeza do Museu, sobre a exposição principal. Enquanto o É Hora de História apresenta a atração Livros Viajantes, o Na Ponta da Língua realiza jogos e brincadeiras sobre a língua portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, organiza três atividades especiais nesta semana, entre os dias 25 e 28 de outubro. Gratuitas, elas vão ser oferecidas virtual e presencialmente. 

Nesta terça-feira, dia 25, o Núcleo Educativo do Museu lança a quarta edição do projeto Olhares: vídeo-visitas, que convida pessoas das mais diferentes origens e vivências a passear pela exposição principal do Museu. A convidada da vez é Telma Gomes, encarregada da equipe de limpeza do próprio Museu. Em seu passeio por experiências como Português do Brasil, ela destaca aspectos do conteúdo que remetem à sua infância e ao tempo de estudante. O vídeo será lançado no YouTube do Museu da Língua Portuguesa. 

Na quinta-feira, dia 27, ocorre o É Hora de História, um projeto de contação de histórias que acontece no Saguão B do Museu da Língua Portuguesa. A partir das 11h, o público poderá conferir a apresentação de Livros Viajantes, com Thati Paula, da trupe Viajantes Contação de Histórias. Neste projeto, inúmeras linguagens artísticas são utilizadas para democratizar o acesso ao livro e promover o incentivo à leitura. Além disso, a companhia trará a Kombi Catarina, que ficará estacionada em frente ao Museu. Trata-se de um veículo recheado de livros e instrumentos musicais, pintado por um grafite do artista Biel Siqueira: os participantes da ação poderão fazer uma visita a este inusitado carro. 

Já na sexta-feira, dia 28, acontece o tradicional Na Ponta da Língua, por meio do qual os educadores do Museu ocupam o Saguão Central da Estação da Luz com brincadeiras e jogos que envolvem a língua portuguesa. A atividade, gratuita, será das 12h às 13h. 

Desde o dia 12 de outubro, o público também pode conferir a nova mostra temporária do Museu da Língua Portuguesa. Com curadoria de Daiara Tukano, Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação propõe ao público uma imersão em uma floresta cujas árvores representam dezenas de famílias linguísticas às quais pertencem as línguas faladas hoje pelo povos indígenas no Brasil. A exposição busca mostrar outros pontos de vista sobre os territórios materiais e imateriais, histórias, memórias e identidades desses povos, trazendo à tona suas trajetórias de luta e resistência, assim como os cantos e encantos de suas culturas milenares. 

Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação conta com a articulação e o patrocínio máster do Instituto Cultural Vale, o patrocínio do Grupo Volvo e da Petrobras, e o apoio de Mattos Filho – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta, ainda, com a cooperação da UNESCO, no contexto da Década Internacional das Línguas Indígenas, e das seguintes instituições: Instituto Socioambiental, Museu da Arqueologia e Etnologia da USP, Museu do Índio da Funai e Museu Paraense Emílio Goeldi. 

O É Hora de História é patrocinado pela Marsh McLennan por meio do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais – PRO-MAC da Prefeitura de São Paulo. 

SERVIÇO
Olhares: vídeo-visita com Telma Gomes
Dia 25 de outubro (terça-feira)
No YouTube do Museu da Língua Portuguesa
Grátis 

É Hora de História: atração “Livros Viajantes”
Dia 27 de outubro (quinta-feira), às 11h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis 

Na Ponta da Língua
Dia 28 de outubro (sexta-feira), às 12h
No Saguão Central da Estação da Luz
Grátis 

Exposição temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação
De 12 de outubro de 2022 a 23 de abril de 2023
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)  
Grátis para crianças até 7 anos  
Grátis aos sábados  
Acesso pelo Portão A  
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet

Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz s/n – Luz – São Paulo  
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)  

 

 

 

      

      

Translate »
Pular para o conteúdo