Museu promove o curso virtual Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação na Sala de Aula

Baseadas no conteúdo da mostra temporária sobre línguas indígenas do Museu, aulas gratuitas visam ajudar professores a preparar visitas à exposição com estudantes e incluí-la no planejamento curricular de 2023; a curadora Daiara Tukano ministra uma das apresentações. Atenção: a programação do curso, que começaria no dia 9, precisou ser alterada. A primeira aula, agora, será no dia 16. 

O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, promove o curso on-line Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação na Sala de Aula neste mês de novembro. Em três aulas virtuais e gratuitas, nos dias 16, 23 e 30 (sempre às quartas-feiras), das 19h30 às 21h30, pesquisadoras envolvidas na mostra temporária do Museu, que aborda as línguas e culturas dos povos originários no Brasil, vão falar sobre o processo curatorial da exposição, explicar como o seu conteúdo pode ser levado para a sala de aula e esmiuçar as características de algumas famílias linguísticas indígenas. 

O curso é voltado, principalmente, para professores, sem restringir a participação de demais interessados no assunto. Para participar, não é necessário fazer inscrição, basta acompanhar a aula que será transmitida, ao vivo, no YouTube do Museu da Língua Portuguesa – após a transmissão, elas ficarão disponíveis no canal. Uma lista de presença será disponibilizada em cada encontro: aqueles que assistirem às três aulas receberão certificado de participação. 

A primeira aula, intitulada Língua, Memória e Transformação, no dia 16 de novembro, será comandada pela ativista, educadora e comunicadora Daiara Tukano, curadora da exposição Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação. Ela vai apresentar os principais conceitos que estruturam o projeto curatorial e abordar a importância da mostra no contexto brasileiro e mundial atual. 

No dia 23 de novembro, é a vez de Luciana Storto, professora do Departamento de Linguística da USP (Universidade de São Paulo), dar a aula. No encontro A Família Linguística Tupi e as Línguas Indígenas no Brasil, ela vai desfazer mal-entendidos sobre a classificação desta família linguística relacionados ao papel do Tupi-Guarani na história do Brasil e da América do Sul. Além disso, ela, que atuou como consultora especial de Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, pretende elucidar a diferença entre o Tupi Antigo e as chamadas Línguas-Gerais (paulista e amazônica) e também apresentar outras famílias linguísticas, como Macro-Jê, Karib, Aruak e Tukano. 

Na última aula do curso, Pensar a Diferença em Sala de Aula, no dia 30 de novembro, a doutora em Antropologia Majoí Gongora, partindo do conteúdo sobre os povos indígenas encontrado na mostra Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, vai destacar questões que podem ser abordadas em sala de aula, valorizando a riqueza e a diversidade dos povos originários. Coordenadora de pesquisa e assistente curatorial da exposição temporária do Museu, ela também visa discutir os desafios enfrentados hoje pelos povos indígenas. 

O curso é uma ótima oportunidade para professores já prepararem materiais para visitar a exposição Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação com os estudantes no início do ano letivo de 2023. Com o conhecimento obtido nas três aulas, será possível também saber o melhor momento para, dentro do cronograma curricular, incluir um passeio ao Museu no primeiro semestre do próximo ano. A mostra ficará em cartaz até 23 de abril. 

A exposição Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação conta com a articulação e o patrocínio máster do Instituto Cultural Vale, o patrocínio do Grupo Volvo e da Petrobras, e o apoio de Mattos Filho – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta, ainda, com a cooperação da UNESCO, no contexto da Década Internacional das Línguas Indígenas, e das seguintes instituições: Instituto Socioambiental, Museu da Arqueologia e Etnologia da USP, Museu do Índio da Funai e Museu Paraense Emílio Goeldi.  

SERVIÇO
Curso On-line Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação na sala de aula
Dia 16 (Aula Memória, Língua e Transformação, com Daiara Tukano)
Dia 23 (Aula A Família Linguística Tupi e as Línguas Indígenas no Brasil, com Luciana Storto)
Dia 30 (Aula Pensar a Diferença em Sala de Aula, com Majoí Gongora)
Às quartas-feiras, das 19h30 às 21h30
No YouTube do Museu da Língua Portuguesa
Grátis 
Sem necessidade de inscrição: uma lista de presença será disponibilizada em cada aula (quem participar dos três encontros receberá certificado de participação) 

Exposição temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação
De 12 de outubro de 2022 a 23 de abril de 2023
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)  
Grátis para crianças até 7 anos  
Grátis aos sábados  
Acesso pelo Portão A  
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet 
 

Translate »
Pular para o conteúdo