Exposição Línguas Africanas que fazem o Brasil ganha prêmio por sua expografia

Instituto de Arquitetos do Brasil – São Paulo concedeu prêmios a iniciativas que promovem avanços na produção da arquitetura e do urbanismo no país  

A mostra temporária Línguas africanas que fazem o Brasil foi contemplada na categoria Arquitetura Efêmera Eixo II – Interiores e Design da 26ª Premiação IABsp – 2024. O prêmio é concedido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – São Paulo para iniciativas que promovam avanços na produção da arquitetura e do urbanismo do país. A exposição fica em cartaz até 9 de fevereiro no primeiro andar do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. 

Criada pela Stella Tennenbaum Projetos, a expografia busca desdobrar o conceito curatorial, conectando significados e simbologias através do espaço, que convida o corpo a circular e descobrir conexões entre palavras, obras, sons e sentidos. 

Com curadoria de Tiganá Santana, a mostra Línguas africanas que fazem o Brasil destaca a presença de línguas como as do grupo bantu, iorubá e fon no português falado no Brasil. Elas se fazem presente não só no modo que entoamos as nossas frases como também em nosso vocabulário: palavras como minhoca, cafuné e fofoca, por exemplo, são de origens africanas. 

A mostra se vale de obras artísticas de nomes como Aline Motta e J. Cunha e vídeos de manifestações artísticas de grupos influenciados pelas culturas africanas que podem ser vistos no espaço expositivo. Além disso, há instalações interativas: em uma delas, o público é surpreendido ao falar termos como exu, acarajé e zumbi. 

A exposição temporária Línguas africanas que fazem o Brasil conta com o patrocínio máster da Petrobras; patrocínio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, do Instituto Cultural Vale e John Deere Brasil, e com apoio do Itaú Unibanco, do Grupo Ultra, por meio do Instituto Ultra, e da CAIXA – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.  

SERVIÇO 
Exposição temporária Línguas africanas que fazem o Brasil– Últimas semanas 
Até 9 de fevereiro   
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)       
R$ 24 (inteira); R$ 12 (meia)             
Grátis para crianças até 7 anos                                
Grátis aos sábados     
Grátis aos domingos (até 31 de janeiro)    
Acesso pelo Portão A                                
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet                                
      
 

Translate »
Pular para o conteúdo