Live explora relações entre luto e literatura

Conversa será nesta quinta-feira (16/7) às 19h, com a participação da escritora Aline Bei, autora de “O peso do pássaro morto”, e da professora Maria Helena Franco, do Laboratório de Estudos do Luto da PUC-SP

Quais as relações que se pode estabelecer entre o luto e a literatura, e como estes campos se conectam no momento em que a pandemia de coronavírus já matou mais de 74 mil pessoas no Brasil? Este é o tema da live que o Museu da Língua Portuguesa realiza nesta quinta-feira (16/7), a partir das 19h, com a participação da escritora Aline Bei e da Prof. Dra. Maria Helena Franco, do Laboratório de Estudos do Luto da PUC-SP. O Museu da Língua Portuguesa é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Com mediação de Marília Bonas, diretora técnica do IDBrasil – organização social gestora do Museu da Língua Portuguesa – a live acontecerá no Facebook e no YouTube da instituição. A conversa faz parte do projeto A Palavra no Agora, lançado esta semana para estimular a escrita e a leitura como formas de lidar com os sentimentos de perda causados pelo coronavírus. No site do projeto, disponível em http://noagora.museudalinguaportuguesa.org.br, o público encontra exercícios de escrita, trechos literários e resenhas de obras indicadas por outras pessoas para lidar com os sentimentos.

ASSISTA AQUI:

Aline Bei é autora de “O peso do pássaro morto”, seu romance de estreia e um dos vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura em 2018. Em seu livro, ela narra a história de uma mulher dos 8 aos 48 anos, ao longo dos quais enfrenta traumas e perdas – a primeira, de uma amiga de infância, quando ainda era criança, a defronta precocemente com a experiência do luto.

A Profa. Dra. Maria Helena Franco é psicóloga, mestre e doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde é professora titular no Programa de Pós-graduados em Psicologia Clínica, além de fundadora e coordenadora do Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto (LELu) – além de uma das parceiras do projeto A Palavra no Agora.

 

SERVIÇO
LIVE – A Palavra no Agora: luto e literatura
Quinta-feira, 16/7, 19h
Facebook: www.facebook.com/museudalinguaportuguesa
YouTube: www.youtube.com/museudalinguaportuguesa


Reconstrução –
O Museu da Língua Portuguesa está em processo de reconstrução. Um dos primeiros museus do mundo totalmente dedicado a um idioma, o Museu celebra a língua como elemento fundador e fundamental da nossa cultura. Por meio de experiências interativas, conteúdo audiovisual e ambientes imersivos, o visitante é conduzido a um mergulho na história e na diversidade do nosso idioma.

O Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Tem como patrocinador máster a EDP Brasil, como patrocinadores o Grupo Globo, Grupo Itaú Unibanco e Sabesp e apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

 

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support