Jorge Amado e Universal

"“A poesia não está nos versos, por vezes ela está no coração. E é tamanha. A ponto de não caber nas palavras.” "

(Jorge Amado)

A exposição Jorge Amado e Universal foi um dos eventos em comemoração ao centenário do escritor baiano, que enriqueceu a literatura brasileira com sua simplicidade e originalidade.
Consagrado por sua escrita de fácil compreensão e sua aproximação com fatos do cotidiano, o autor produziu obras como: “Gabriela Cravo e Canela”, “Tieta do Agreste” e “A morte e a morte de Quincas Berro D’água”.

A exposição reuniu parte do acervo da Fundação Casa de Jorge Amado e foi dividida em módulos que revelavam aspectos da vida do escritor. Existiam espaços sobre os personagens, seu engajamento político, miscigenação e sincretismo religioso, um espaço que tratava da sensualidade e um panorama sobre a Bahia e seus aspectos culturais.
O trabalho em parceria com o amigo e artista Carybé mereceu destaque, com a exibição de algumas das ilustrações feitas para os livros de Jorge Amado e relembrou a amizade entre os dois.
Além desses módulos, eram exibidos vídeos com depoimentos de Zélia Gattai, esposa de Jorge Amado e de suas filhas e amigos.

Materiais como azeite de dendê e fitas do Senhor do Bonfim contribuíram para criar o ambiente retratado nos livros do escritor, no Museu da Língua Portuguesa.
Jorge Amado publicou 45 livros e teve suas obras traduzidas para 49 idiomas. A exposição contava com um espaço de leitura, com as obras de Amado e computadores para acesso do público a parte do acervo da Fundação Casa de Jorge Amado.

O autor ocupou uma das cadeiras da Academia Brasileira de Letras, foi condecorado em diversos países e deixou um dos maiores legados da história da literatura brasileira.

Curiosidades

Na exposição, existiam cerca de 400 garrafas de azeite de dendê e 6 mil fitas do Senhor do Bonfim
Jorge Amado recebeu o título de doutor pela Universidade Sorbonne, na França
O autor foi exilado na França de 1948 a 1950
Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support