Oswald de Andrade: o culpado de tudo

Oswald foi um escritor que pensava nas transformações da sociedade em que vivia. O escritor nasceu em São Paulo, no Brás, em 1890, e faleceu em 1954.
A exposição “Oswald de Andrade: o culpado de tudo” foi um convite para uma viagem no tempo, onde o visitante pôde mergulhar nas ideias do autor.

Com curadoria de José Miguel Wisnik e cenografia de Pedro Mendes da Rocha, a exposição contemplou diferentes fases da carreira do escritor, divididas em: poética, biográfica e filosófica.

Entre os fatos marcantes de sua vida estão a Semana de Arte Moderna, de 1922, e a crise financeira de 1929, que levou o escritor à falência, bem como os casamentos com Tarsila do Amaral e Patricia Goulart, a Pagu.
Oswald de Andrade contribuiu com a formação de uma cultura contemporânea e, com seu olhar contestador, escreveu o Manifesto Antropófago (ou Antropofágico), uma nova forma de lidar com a cultura vinda do exterior.

Com a frase “contestar é um dever da inteligência”, a mostra sobre Oswald levou o visitante ao seu universo cheio de ironias, muitos questionamentos e influências na música, na literatura e nas artes visuais. Partindo da obra e pensamento de um escritor que pensava à frente de seu tempo, a mostra propunha ao visitante uma reflexão crítica sobre o seu próprio tempo.

Curiosidades

Oswald não gostava de ser chamado de “Ôswald” por remeter à forma inglesa. Ele aceitava “Oswaldo” e “Oswáld”
O escritor criou um Dicionário de Bolso para, de maneira irônica, definir algumas personalidades
Oswald se formou em Direito pela Faculdade de São Paulo, mas não exerceu a profissão
Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support