Rubem Braga – O Fazendeiro do Ar

"A dor do amor tem de repente uma doçura, um instante de sonho que mesmo sabendo que não se tem esperança alguma a gente fica sonhando"

(Rubem Braga)

A mostra foi uma homenagem ao centenário de Rubem Braga, considerado um dos criadores da crônica moderna brasileira. Suas crônicas tratavam das cenas do cotidiano e foram publicadas em muitos veículos de comunicação.

Rubem Braga foi redator, correspondente de guerra, repórter político e de artes. Trabalhou nos jornais Correio da Manhã e Diário Carioca.

Exibida no primeiro andar do museu, a exposição foi dividida em cinco salas, representando distintos aspectos da vida do autor. A primeira reproduzia uma redação jornalística, local onde Rubem Braga exerceu a função de redator. As paredes e o chão eram cobertos por jornais antigos em uma sala com mesas e máquinas de escrever, além de crônicas impressas que o visitante podia levar para casa.

O segundo ambiente representava o período em que o cronista foi correspondente de guerra, na Itália. Reunia imagens de soldados em batalhas e uma cenografia com telefones antigos, onde era possível ouvir músicas do período e mensagens de outros correspondentes.

A terceira sala reproduzia a cobertura onde o autor viveu, em Ipanema, com um jardim projetado por Burle Marx. Naquele local, ele escrevia, recebia os amigos e descansava.

Uma instalação com pássaros em origami, pendurados no teto, ilustrava o apreço de Rubem Braga pelas aves e levava ao último espaço da exposição, onde caixas guardavam fotos e curiosidades sobre o autor.

O curador Joaquim Ferreira dos Santos afirmou que a mostra foi um incentivo para que pessoas de diversas idades explorassem a obra Rubem Braga, além de uma homenagem ao prazer da leitura.

Curiosidades

Rubem Braga é considerado o maior cronista brasileiro do séc. XX
O escritor era formado em Direito, mas nunca exerceu a profissão
Ao longo de sua carreira, Rubem Braga escreveu mais de 15 mil crônicas
Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support