Mia Couto é convidado especial de programas educativos

Foto: Ricardo O escritor moçambicano Mia Couto é o convidado da edição especial do Programa Educativo Escola, Museu e Território, realizado pelo Museu da Língua Portuguesa, e do Programa Prazer em Ler, realizado pelo Itaú Social, nesta sexta-feira, dia 20. O encontro com estudantes, educadores, coletivos de leitura,  mediadores de leitura, articuladores de bibliotecas comunitárias e parceiros do Museu será no auditório da ETEC Santa Ifigênia, às 10h.

No encontro, exclusivo para a comunidade escolar e convidados, Mia Couto vai conversar sobre sua trajetória e suas obras – em sala, nas semanas anteriores ao encontro, professores e estudantes trabalharam títulos do autor, como O fio das miçangas e Poemas Escolhidos.  A mediação será feita pela educadora Janine Durand e a mediadora de leitura Suilan de Sá do Vale, com a participação de um professor e um estudante da ETEC Santa Ifigênia.

Autor de mais de 30 livros, o moçambicano Mia Couto já recebeu vários prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Prêmio Camões (2013) e o Neustadt Prize (2014). Seu romance Terra Sonâmbula é considerado um dos dez melhores livros africanos do século 20.

O Programa Educativo Escola, Museu e Território do Museu da Língua Portuguesa é composto por um conjunto de ações que rearticulam o diálogo com jovens, educadores e vizinhos, antes mesmo da reinauguração do Museu (prevista para o primeiro semestre de 2020).

Até novembro, o programa vai mobilizar 23 escolas e 25 instituições de cultura da região do Museu. As atividades abertas ao público são realizadas na Estação da Luz – veja programação completa aqui mesmo no site do Museu.

O Programa Educativo – Escola, Museu e Território é uma iniciativa do Fundação Roberto Marinho em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e tem como patrocinadores a EDP e o Grupo Globo, com apoio da CPTM, do Itaú Social e do Governo Federal por meio da lei federal de incentivo à cultura. A participação de Mia Couto no Programa Educativo é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho e do Itaú Social, com apoio do Grupo Companhia das Letras, da LiteraSampa e da ETEC Santa Ifigênia.

 

Museu em reconstrução
O Museu da Língua Portuguesa está na última etapa de reconstrução. Atualmente, estão sendo reconstruídos os espaços internos. Foram concluídas as primeiras duas etapas da obra de recuperação do edifício: restauração das fachadas e esquadrias e reconstrução da cobertura do edifício. Durante o período de reconstrução, a língua portuguesa continua sendo celebrada como patrimônio imaterial e tema do Museu, por meio de atividades culturais e educativas, como as realizadas em 2017, 2018 e 2019 no Dia Internacional da Língua Portuguesa, na Estação da Luz; na Flip – Festa Literária Internacional de Paraty; nas bienais do livro do RJ e SP; e na Festa Literária das Periferias (Flup).

A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação Roberto Marinho e tem como patrocinador máster a EDP, como patrocinadores Grupo Globo, Grupo Itaú, Sabesp e apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Governo Federal por meio da lei federal de incentivo à cultura. O IDBrasil é a organização social responsável pela gestão do museu.

ENCONTRO COM MIA COUTO
Dia 20/9, das 10h às 12h
Auditório da ETEC – Santa Ifigênia
Rua Gen. Couto de Magalhães, 145 – Santa Ifigênia, SP. Evento exclusivo para convidados.

Sobre a Fundação Roberto Marinho
A Fundação Roberto Marinho inova, há 40 anos, em soluções de educação para não deixar ninguém para trás. Desenvolve projetos voltados para a escolaridade básica e para a solução de problemas educacionais que impactam nas avaliações nacionais, como distorção idade-série, evasão escolar e defasagem na aprendizagem. Atua em soluções de educação, com foco em correção de fluxo e projeto complementar, e na inclusão de jovens no mundo do trabalho. Seus projetos atuam de forma integrada a diversas outras ações relacionadas às dez competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visando contribuir para uma sociedade mais ética, inclusiva, sustentável e solidária. Mais informações em www.frm.org.br

Sobre o Itaú Social
O Itaú Social é uma fundação empresarial que, há 25 anos, trabalha pela melhoria da educação pública no Brasil. A atuação se dá em dois pilares: formação dos profissionais da educação e fortalecimento de organizações da sociedade civil. Atua como polo de desenvolvimento educacional, ou seja, como articulador, agregador e potencializador de ações em prol da educação. Como os desafios são muitos, os esforços precisam ser diversos e em rede. Por isso, o Itaú Social trabalha com uma ampla rede de parceiros. www.itausocial.org.br


Sobre a LiteraSampa
LiteraSampa é uma rede de 10  bibliotecas comunitárias e 1 biblioteca escolar que atuam na cidade de São Paulo e nos municípios de Guarulhos e Mauá, contribuindo para a efetivação de políticas públicas de fomento à leitura, formação de leitores e articulação das comunidades na valorização da leitura. A partir de suas ações de mediação de leitura, eventos literários, seminários, encontros com autores, clubes de leitura, empréstimos de livros, busca a garantia da literatura como direito humano. A Rede LiteraSampa integra a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias, um movimento de onze redes, mais de cem bibliotecas comunitárias, organizadas em quatro regiões do país.


Sobre o Grupo Companhia das Letras
Fundada em 1986, a editora surgiu com foco original em literatura e ciências humanas, sempre atenta à qualidade do texto, das traduções, do projeto gráfico e do acabamento em todas as etapas do processo de edição. Ao longo dos anos, a editora selou importantes parcerias, entre elas a com os irmãos Moreira Salles, que se tornaram sócios em 1989. Em 2009, foi a vez de cruzar o Atlântico e se juntar à Penguin para lançar a coleção de clássicos universais e nacionais no mercado brasileiro. Em 2011, a Penguin adquiriu 45% das ações da Companhia das Letras. (Em 2013, a Penguin se fundiu com a Random House, criando a Penguin Random House, o maior grupo editorial do mundo). Da junção da editora paulista Companhia das Letras com a carioca Objetiva, em 2015, nasceria o Grupo Companhia das Letras. Hoje são 16 selos dedicados aos mais variados segmentos.

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support