Museu da Energia de São Paulo participa da 12ª Primavera dos Museus

Entre 17 e 22 de setembro, Museu da Energia de São Paulo e importantes parceiros integram ação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com oferecimento de entrada gratuita e realização de programação especial

A partir da próxima semana acontece a 12ª edição da Primavera dos Museus, evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com participação do Museu da Energia de São Paulo juntamente com seus parceiros, ABolha, Black Soul Samba, Espaço Cultural Porto Seguro, Ilú Oba De Min, Memorial da Resistência, Museu da Língua Portuguesa, Museu da Obra Salesiana no Brasil, Rede de Educadores de Museus de São Paulo, Sesc São Paulo, SISEM-SP e Sub Centro.

Na ocasião, o evento que traz atrações gratuitas ao redor do tema “Celebrando a Educação em Museus”, contará com uma série de ações que, direcionadas pelas organizações citadas acima, pretende amplificar as relações das instituições culturais com a comunidade e seu entorno a fim de mobilizar e alinhar as atividades educacionais realizadas para o território da Luz, Bom Retiro e Campos Elíseos, em São Paulo.

“O Museu da Energia quer se relacionar e atuar, cada vez mais, com a comunidade em que está inserido e, o apoio da rede de instituições que atuam no Centro de São Paulo é imprescindível para a perspectiva de melhoria de uma região vulnerável e que, ao mesmo tempo, tem muito potencial”, diz Luciana Nemes, coordenadora do Museu Energia de São Paulo, que complementa, “a troca de experiências e metodologias entre os parceiros será um novo passo para as ações educacionais do território”.

A programação recheada de palestras, oficinais e apresentações musicais já está disponível pelo site https://bit.ly/2NR6oYk, ou abaixo – com atrações direcionadas para profissionais da educação e cultura durante a semana e no sábado (22/09), aberto aos demais interessados.

O primeiro dia do evento que acontece no Espaço Cultural Porto Seguro também abordará a fatalidade que ocorreu recentemente com o Museu Nacional no Rio de Janeiro e, ao longo da programação, o tema volta a ser abordado com a participação do Museu da Língua Portuguesa que durante a reconstrução do incêndio ocorrido em 2015 se manteve vivo e multiplicador do conhecimento em outros espaços culturais.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA 12ª PRIMAVERA DE MUSEUS:

17/09 a 22/09 das 10h às 17h

Exposição | Ocupa Educativo

Mostra apresenta o trabalho realizado pelo Educativo do Museu da Energia de São Paulo e seus projetos futuros realizados juntamente com seus parceiros do entorno.

18/09 a 21/09 das 14h às 17h

Laboratório | elaboração de material educativo com professores das escolas do entorno.

Programação conjunta com parceiros do entorno

Semana de trabalho com equipamentos culturais da região central de São Paulo a fim de potencializar as ações educativas em um objetivo comum.

 

  • 17/09 segunda-feira | Local: Espaço Cultural Porto Seguro

10:00 às 12:00  Chamada: Comunidade participativa.

10:00  Leitura de texto elaborado pela REM-SP em parceria com o IBRAM, devido o incêndio ocorrido no Museu Nacional

10:15 Chamada: Comunidade Participativa | Ações de Território

Apresentação de ações educacionais realizadas por instituições que ocupam o território da Luz, Bom Retiro e Campos Elíseos, suas potencialidades e desafios.

Neste encontro, apresentaremos um levantamento das ações eficientes realizadas por todas as instituições inscritas no formulário que segue https://goo.gl/forms/pD9ydXqc8u7eScsb2, mapeando as potencialidades, dificuldades e os trabalhos similares. Posteriormente, três grupos serão formados para encabeçar a frente de trabalho das futuras parcerias territoriais [Bom Retiro, Luz e Campos Elíseos].

12:30 Apresentação do documentário Cine São Paulo. Direção: Ricardo Martensen e Felipe Tomazelli | Trailer: https://vimeo.com/229611373

  • 18/09 terça-feira

10:00 às 12:00  Ações educativas em parcerias | Grupo: Campos Elíseos. Local: SESC Bom Retiro.

14:00 às 15:30  REM-SP | Palestra- Mediação e Visitas espontâneas em museus e espaços de cultura e memória com Profa. Marina Gouveia. Local: Museu da Energia de São Paulo.

  • 19/09 quarta-feira

10:00 às 12:00  Ações educativas em parcerias | Grupo: Luz. Local: Memorial da Resistência

14:00 às 15:30 REM-SP | Palestra- 40 museus diferentes em 40 Semanas. Profa. Priscila Leonel. Local: Museu da Energia de São Paulo.

  • 20/09 quinta-feira

10:00 às 12:00  Ações educativas em parcerias | Grupo: Bom Retiro. Local: ABolha

14:00 as 15:30 Palestra- O papel do Liceu Coração de Jesus na Educação do Séc XIX . Local: MOSB – Museu da Obra Salesiana no Brasil.

  • 21/09 sexta-feira

Local: Museu da Energia de São Paulo

09:00 às 10:00 Roda de conversa: “O Educativo vivo do Museu da Língua Portuguesa durante sua reconstrução”. Mediação Marina Toledo.

10:00 às 12:00  Ações educativas em parcerias | Grupos: Luz, Campos Elíseos e Bom Retiro- Fechamento das ações educativas que serão implantadas em parcerias no território central.

14:00 às 17:00  REM-SP | Workshop: Expografia acessível – workshop teoria e prática, tendo o espaço do MESP como laboratório de experimentação e análise, com Arquiteta Silvia Arruda.

 

-Programação aberta ao público:

  • 22/09 sábado

10:30 às 12:00 Oficina de percussão infanto juvenil para comunidade do entorno com o Bloco Black Soul Samba. Receberemos doação de brinquedos. Local: Museu da Energia de São Paulo

11:00 às 12:00 Apresentação do grupo formado por alunas do curso de prática vocal do Ilú Obá De Min, instituição que promove a cultura africana e afro brasileira e o empoderamento das mulheres. Local: Museu da Energia de São Paulo | Projeto Na varanda

12:00 às 17:00 Roda Musical | Projeto Diversidade na Música do Bloco Black Soul Samba. Receberemos doação de brinquedos. Local: Museu da Energia de São Paulo

13:00 às 14:00  Palestra- A Cultura na criação de sentido nas grandes cidades. Caru Albuquerque. Projeto SubCentro. Local: Sesc Bom Retiro

15:00 às 17:00  REM-SP | Palestra- A cidade como experiência – Profa. Dra. Lilian Amaral. Local: Sesc Bom Retiro

SOBRE A FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO

Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

EMPRESAS MANTENEDORAS DA FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO
Sabesp, Cesp e Emae

PATROCINADOR DO MUSEU DE ENERGIA DE SÃO PAULO

CTG Brasil

SERVIÇO:

MUSEU DA ENERGIA DE SÃO PAULO NA 12ª PRIMAVERA DE MUSEUS
Quando: 
17 a 22 de setembro de 2018
Onde: Confira os endereços das atrações na programação acima
Informações: (11) 3224-1489 ou www.museudaenergia.org.br

Observação: Durante a 12ª edição da Primavera de Museus a programação diária do Museu Energia de São Paulo não será afetada. Aberta ao público e gratuito, saiba mais sobre as atividades do Museu https://bit.ly/2PC00ED.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:

Flávia Meira

55 11 3224-1495

fmeira@energiaesaneamento.org.br

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support