Museu lança nova série de Objetos Digitais de Aprendizagem

Materiais produzidos em parceria com profissionais da educação de seis municípios paulistas estão disponíveis gratuitamente no site do Museu 

O Museu da Língua Portuguesa lança a edição 2024 do projeto Na Sua Escola: Objetos Digitais de Aprendizagem. Realizados pelo Lab_Língua Portuguesa, frente de difusão do Centro de Referência da instituição, os materiais educacionais são produzidos a partir do acervo do Museu e consistem em conteúdos audiovisuais e de apoio voltados para professores e estudantes. Os novos ODAs estão disponíveis gratuitamente na página do Lab_Língua Portuguesa e no canal do Museu no YouTube. Localizado na Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo.  

Os conteúdos desenvolvidos nesta edição do projeto contaram com o envolvimento de profissionais da educação de seis secretarias municipais de educação paulistas parceiras: São José dos Campos, Guaratinguetá, Pindamonhangaba, São Sebastião, Guarulhos e Suzano. O apoio na etapa de articulação e elaboração do diagnóstico junto às redes de ensino municipais foi da EDP. 

Os novos ODAs têm como temas Uma Feijoada de Palavras e Uma Terra de Muitas Vozes e tratam, sobretudo, da contribuição das línguas indígenas e africanas na constituição da língua portuguesa falada no Brasil. Eles foram baseados em duas experiências da exposição principal do Museu: Palavras Cruzadas, na qual o visitante descobre a origem de palavras como cafuné, mingau, jabuticaba e bagunça, todas elas presentes em nosso vocabulário; e Português do Brasil, linha do tempo da história da língua portuguesa falada no território brasileiro, desde o Império Romano até os dias atuais.  

“Os ODAs são importantes ferramentas pedagógicas, interativas, de fácil acesso e linguagem contemporânea para o desenvolvimento de saberes de todas e todos os educandos. Respeitam e apresentam identidades e culturas de diferentes pessoas, comunidades e regiões do nosso país. Tais ferramentas são construídas por nós, educadores, valorizando uma educação inclusiva, criativa e autêntica”, diz Ana Bicho, professora da rede de ensino de Guarulhos. 

Pela primeira vez, o projeto desenvolveu um ODA (Objeto Digital de Aprendizagem) voltado ao público infantil, com linguagem acessível e versões em Libras, audiodescrição e legendas. Em sua terceira edição, atuou com professores de turmas bilíngues, grupos de escolas rurais multisseriadas e professores de disciplinas como educação física, artes e ciências, além, é claro, língua portuguesa. 

“Quando as crianças apreciaram os vídeos, era possível ver em seus olhos o encantamento por um assunto que estavam começando a conhecer e se aprofundando com os estudos. Havia uma interação prazerosa, assistiram muito atentos e ao final pediram para ver novamente, queriam realizar anotações, escrever opiniões e dicas. Ao término dos vídeos, realizamos uma roda de conversa em que puderam expressar suas opiniões e partilhar as anotações do que mais gostaram. O resultado: muitas ideias criativas para as produções de jogos e atividades propostas por eles. Podemos dizer que a apresentação do ODA foi um abrir de janela”, conta Érika Nogueira, professora da rede de ensino de Pindamonhangaba.. 

Criados e desenvolvidos por meio de parcerias entre o Museu e professores, os ODAs servem de material educacional para o ensino regular e demais contextos de educação. No caderno do professor, por exemplo, há orientações gerais sobre os materiais, conteúdos adicionais, planos de aula e relatos de prática dos educadores que atuaram no desenvolvimento desta edição. 

“Esses objetos digitais possuem uma linguagem bifurcada: de um lado temos um caminho que possui uma linguagem familiar aos alunos, que ativa suas experiências enquanto agentes no mundo digital; de outro, os provoca através de uma linguagem nova, fazendo-os desbravar terras desconhecidas dentro da internet”, diz Gustavo Henrique da Costa, professor da rede de ensino de São José dos Campos. 

As duas primeiras edições dos Objetos Digitais de Aprendizagem foram realizadas em parceria com professores e formadores das Secretarias Municipais de Educação de São Paulo e de Campinas. Os materiais ODA – Língua da rua, rua da língua e ODA Nossa língua do Brasil também estão disponíveis no site do Museu e no canal no YouTube. 

 

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