Enquanto o sarau comandado por Sérgio Vaz acontece no sábado, dia 22 de outubro, peça “Ouvindo Estrelas” é a atração do Domingo no Museu, no dia 23
O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, prepara duas atrações especiais no próximo fim de semana. Gratuitos, tanto o Sarau Língua Afiada quanto o espetáculo “Ouvindo Estrelas” são voltados para toda a família.
No dia 22 de outubro, sábado, das 12h às 14h, acontece o Sarau Língua Afiada, que chega à sua oitava edição. Comandado pelo ativista cultural e escritor Sérgio Vaz, o evento reúne apaixonados por poesia e ainda dá a oportunidade dos participantes de declamarem seus textos autorais ou preferidos, uma vez que o microfone fica aberto a qualquer pessoa.
Os convidados especiais neste sábado serão o DJ Zeca, responsável pelo som da ação, e o Sarau do Grajaú, um dos coletivos mais importantes da zona sul paulistana.
No dia 23 de outubro, domingo, é promovida mais uma edição do Domingo no Museu. Neste projeto, famílias que residem longe do centro da cidade – nesta ocasião, elas são do Jardim Pedreira, na zona sul da capital paulista – são trazidas para o Museu da Língua Portuguesa, tendo, assim, a chance de visitar a exposição principal e também a mostra temporária – desde o dia 12 de outubro, está em cartaz a Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, sobre línguas indígenas. Além disso, podem conferir uma apresentação artística, no Saguão B. O público que estiver pelo Museu também é convidado a prestigiar o evento.
A apresentação artística deste domingo será a peça “Ouvindo Estrelas”, da PH Cia. de Teatro e Circo, encenada a partir das 11h. Com um texto baseado em pesquisas sobre o folclore brasileiro, a partir de textos de autores como Câmara Cascudo e Fernando de Azevedo, a peça aborda os festejos juninos, destacando brincadeiras e músicas do Nordeste do país, a fim de valorizar o patrimônio cultural nacional.
O projeto Domingo no Museu é patrocinado pela Marsh McLennan por meio do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais – PRO-MAC da Prefeitura de São Paulo. E, nesta edição, conta com o apoio do SESC SP.
A exposição temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação conta com a articulação e o patrocínio máster do Instituto Cultural Vale, o patrocínio do Grupo Volvo e da Petrobras e o apoio de Mattos Filho – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta, ainda, com a cooperação da UNESCO – no contexto da Década Internacional das Línguas Indígenas – e das seguintes instituições: Instituto Socioambiental, Museu da Arqueologia e Etnologia da USP, Museu do Índio da Funai e Museu Paraense Emílio Goeldi.
A oitava edição do Sarau Língua Afiada é realizada em parceria com o Festival Mário de Andrade, evento literário da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, que acontece nos dias 22 e 23 de outubro.
SERVIÇO
8º Sarau Língua Afiada – com Sarau do Grajaú e DJ Zeca
Dia 22 de outubro (sábado), das 12h às 14h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis
Domingo no Museu – Espetáculo “Ouvindo Estrelas”
Dia 23 de outubro (domingo), às 11h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis
Exposição temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação
De 12 de outubro de 2022 a 23 de abril de 2023
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados
Acesso pelo Portão A
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet