Museu recebe prêmios por seu trabalho em direitos humanos e mercado de trabalho

Instituição ganha da Prefeitura de São Paulo os selos de Igualdade Racial e de Direitos Humanos e Diversidade 

O Museu da Língua Portuguesa foi reconhecido por seus trabalhos nas áreas de direitos humanos e mercado de trabalho. Por essa razão, vai receber da Prefeitura de São Paulo os selos de Igualdade Racial e de Direitos Humanos e Diversidade. Além disso, será homenageado por plataforma sobre empregabilidade para imigrantes africanos no Brasil. O Museu da Língua Portuguesa é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo.  

O Museu da Língua Portuguesa receberá dois selos de Direitos Humanos e Diversidade. Em 2024, os projetos contemplados com este prêmio são o Luz na Tela, projeto de cinema ao ar livre da instituição, e a Convivência É de Lei, que acontece quinzenalmente no Pátio B do Museu.  

Com curadoria do Museu Soberano, o Luz na Tela consolida o Museu da Língua Portuguesa como um lugar de cinema democrático no centro histórico da capital paulista – o projeto surgiu a partir do relacionamento com outras instituições, moradores da vizinhança e pessoas em situação de rua.  A entrada é gratuita, e quem vier ainda pode pegar refrigerante e pipoca sem pagar nada.  

No projeto Convivência É de Lei, o Museu da Língua Portuguesa abre suas portas para a organização social É de Lei, que atua na perspectiva de redução de danos junto à população em situação de rua.  

É o segundo ano que o Museu da Língua Portuguesa é contemplado com o selo de Direitos Humanos e Diversidade pela Prefeitura de São Paulo. No ano passado, a instituição foi reconhecida pela mesma premiação pela realização do Festival Cultura e Pop Rua.  

Mercado de trabalho
O IDBrasil, organização social de cultura responsável pela gestão do Museu da Língua Portuguesa e do Museu do Futebol, foi novamente reconhecido pela diversidade de sua equipe, que conta com mais de 40% de pessoas negras. Assim, recebeu o selo Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo, que reconhece empresas e instituições com 20% ou mais de pessoas negras em sua força de trabalho. Os esforços são dedicados na inclusão deste e demais grupos sub-representados nos espaços de trabalho.  

O Museu da Língua Portuguesa também será homenageado em uma premiação da Vem Bumbar, plataforma de empregabilidade para imigrantes africanos no Brasil. A instituição se vale desta plataforma para a seleção de imigrantes, entre eles intercambistas de Angola e de São Tomé e Príncipe que atuaram por quatro meses com o Núcleo Educativo do Museu desenvolvendo trocas culturais e atividades relacionadas às línguas e culturas africanas. O Prêmio Vem Bumbar 2024 reconhece o compromisso de empresas com a inclusão, diversidade e a construção de um mercado de trabalho mais justo e equitativo  

SERVIÇO     
Museu da Língua Portuguesa  
Praça da Luz, s/nº – Luz – São Paulo   
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)       
R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia)       
Grátis para crianças até 7 anos       
Grátis aos sábados   
Grátis aos domingos (até 31 de dezembro de 2024)  
Acesso pelo Portão A (em frente à Pinacoteca)       
Ingressos na bilheteria ou pela internet    

Translate »
Pular para o conteúdo