O Novo Museu da Língua Portuguesa está de volta com novas experiências para um contato emocionante com o nosso idioma

Valorizar a diversidade da língua portuguesa, celebrá-la como elemento fundamental e fundador da cultura e aproximá-la dos falantes do idioma em todo o mundo. Foi com esses objetivos que nasceu o Museu da Língua Portuguesa; os mesmos objetivos com os quais ele renasce, em 2021, após sua reconstrução no edifício da Estação da Luz.  

O museu abriu ao público pela primeira vez em 2006, tendo escolhido como casa a cidade de São Paulo, que abriga a maior população de falantes da língua portuguesa em todo o mundo. A Estação da Luz foi um dos principais pontos de passagem dos imigrantes que chegavam ao país e, até hoje, é um espaço dinâmico de contato e convivência entre várias culturas e classes sociais, abrigando sotaques vindos de todas as partes do Brasil. 

Em seus primeiros 10 anos de funcionamento, o Museu da Língua Portuguesa recebeu 3.931.040 visitantes, que puderam se conectar de forma lúdica e emocionante às suas origens do idioma, sua história, suas influências e as formas que ele assume no cotidiano da população. 

Números do Museu 2006 - 2015 3,9milhões
de visitantes
30exposições
temporárias
12prêmios
recebidos

Por ter como tema um patrimônio imaterial, o Museu faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção! 

Tanto para sua criação quanto na sua reconstrução, o Museu contou com uma equipe multidisciplinar de profissionais, entre sociólogos, museólogos, especialistas em língua portuguesa e artistas. 

De 2006 a 2015, foram mais de 30 exposições temporárias, além de cursos, palestras, debates e apresentações artísticas. Entre os homenageados com exposições, escritores como Clarice Lispector, Machado de Assis, Cora Coralina, Fernando Pessoa, Oswald de Andrade, Jorge Amado, Rubem Braga, Guimarães Rosa, Agustina Bessa-Luís e Gilberto Freyre, além do cantor e compositor Cazuza. 

O Museu está sendo reaberto em 2021 após cinco anos de intensos trabalhos de reconstrução e reimplantação, com tecnologia e exposições renovadas. O fechamento, no final de 2015, foi causado por um triste incêndio que destruiu o Museu. Uma aliança entre o poder público e a iniciativa privada, no entanto, possibilitou o rápido início da obra, que em julho de 2021 foi entregue à população.  

Exposição temporária Língua Solta (2021)

O Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Tem, como patrocinador máster, a EDP; como patrocinadores, o Grupo Globo, o Grupo Itaú e Sabesp e apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a responsável pela gestão do Museu.

Saiba mais:
Plano Museológico do Museu da Língua Portuguesa  

Acessibilidade 

O Museu da Língua Portuguesa é acessível para todos os públicos. Contamos com rampas, pisos podotáteis, banheiros adaptados, recursos de acessibilidade no espaço expositivo e equipes treinadas para receber todos os visitantes.


APP DO MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
Acesse do seu celular para uma visita com mais recursos de acessibilidade.
Não precisa baixar nada.  É só clicar aqui e navegar

No app, você encontra:

  • Mapas do museu
  • Conteúdos em Libras
  • Audioguia em português, inglês e espanhol

 

Faça o seu evento no Museu da Língua Portuguesa 

Temos espaços disponíveis para locação de eventos corporativos e sociais.
Veja na nossa apresentação. Contato: eventos@mlp.org.br.


Prêmios recebidos

14 prêmios conquistados entre 2006-2015.

  • Finalista do Prêmio Arts & Homelessness International com o Festival de Cultura e Pop Rua
  • Selo Igualdade Racial – Prefeitura de São Paulo. Concedido ao IDBrasil por manter 40% do corpo funcional formado por pessoas negras.
  • 3º Lugar no V Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus, pela Estação Educativo – Plataforma na WEB do Núcleo Educativo
  • Certificado de Excelência TripAdvisor e eleito, no site, como um dos melhores museus do Brasil e da América do Sul
  • Prêmio “Melhor Escolha de Atração Cultural, “Traveller’s Choice 2013”, da Revista TripAdvisor
  • Prêmio O Melhor do Brasil, na categoria Museu, concedido pela Revista Viagem e Turismo (voto dos leitores)
  • 1º Lugar do Prêmio Darcy Ribeiro, concedido a projetos de educação patrimonial (Dengo), pelo IBRAM – Ministério da Cultura
  • Lighting Awards – International Association of Lighting Designers de Nova York (melhor projeto de iluminação)
  • Prêmio Novidade do Ano – Guia Brasil Quatro Rodas
  • Diploma de reconhecimento da Unesco como melhor projeto na área de Comunicação e Informação
  • Troféu / Homenagem do Departamento de Museus e Centros Culturais do Iphan, por sua contribuição à museologia brasileira
  • Prêmio da Fundação Luso-Brasileira, na categoria Cultura e Ciência
  • Paulo Mendes da Rocha, responsável pelo projeto de restauro do Museu, ganha o Prêmio Pritzker pelo conjunto da obra.
  • Destaques do Ano SMACNA (sistema de refrigeração)
Translate »
Pular para o conteúdo