Livro Poemas da recordação e outros movimentos, de Conceição Evaristo, é o tema do quarto encontro do clube de leitura do Museu. A mediação será da poeta Lubi Prates
O livro Poemas da recordação e outros movimentos será o tema do encontro de julho do clube de leitura do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. A atividade, que integra a programação do Papo Literário: narrativas negras em língua portuguesa, vai acontecer no dia 13 de julho (sábado), das 14h30 às 16h30, no Saguão B, com entrada gratuita e mediação da poeta Lubi Prates.
Escrita pela brasileira Conceição Evaristo, a obra aborda temas como pobreza, fome, dor, paixão, amor e desejo por meio de poesias que realizam crítica social. Ao todo, são 65 textos da autora mineira, uma das mais importantes da literatura brasileira atualmente. O livro foi lançado pela editora Malê.
A poeta e tradutora Lubi Prates será a mediadora do encontro. Ela vai falar sobre o lugar da memória na poesia de Conceição Evaristo.
A livraria Gato Sem Rabo, em sua loja física em São Paulo (rua Amaral Gurgel, 338), oferece desconto de 10% a quem comprar o livro Poemas da recordação e outros movimentos até novembro. Para isso, basta informar que faz parte do clube de leitura do Museu da Língua Portuguesa.
A curadoria do Papo Literário em 2024 é de Camilla Dias, integrante dos coletivos Lendo Escritores Negro-Brasileiros e Leituras Decoloniais, além de autora do perfil @camillaeseuslivros no Instagram. Em todos os encontros, há sorteio de livros e tradução em Libras.
Confira abaixo o calendário dos próximos livros que serão tema do Papo Literário:
10/8: Menina Bonita do Laço de fita, de Ana Maria Machado; Tenka, preta pretinha, de Lia Zatz; Os mil cabelos de Ritinha, de Paloma Monteiro; e Manual de penteado para crianças negras, de Joana Gabriela Mendes e Mari Santos. Mediação de Luciana Bento, do Quilombo Literário.
14/9: Marinheira no Mundo, de Ruth Guimarães. Mediação de Cidinha da Silva.
19/10: Uma chance de continuarmos assim, de Taiasmin Ohnmacht. Mediação de Isa e Pétala, do Afrofuturas.
23/11: Solitária, de Eliana Alves Cruz. Mediação de Camilla Dias.
O Papo Literário: Narrativas negras em língua portuguesa é organizado pelo Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa.
SERVIÇO
4º Papo Literário: narrativas negras em língua portuguesa
Poeta e tradutora Lubi Prates debate o livro Poemas da recordação e outros movimentos (Conceição Evaristo)
Dia 13 de julho (sábado), das 14h30 às 16h30
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis