Gratuitos e voltados para todos os públicos, encontros vão acontecer em março e maio
Qual a relação entre língua e cultura? De que forma essas duas dimensões tão presentes em nosso cotidiano se constroem mutuamente? Entender suas relações é uma das propostas do Polo de Discussões 2025 do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Para dar conta deste debate, o Centro de Referência do Museu promove o ciclo (Re)Viver línguas, que será composto por dois encontros virtuais e gratuitos voltados para todos os públicos.
A atividade visa apresentar estudos de caso que iluminem perspectivas sobre as relações entre diversidade cultural e resgates linguísticos, reconhecendo que língua e cultura são ações em constante movimento.
Intitulado Ecos da diversidade: língua e cultura no Brasil, o 1º encontro vai acontecer no dia 31 de março, das 15h às 16h30. Com a participação de Manoel Mourivaldo Santiago, professor livre-docente do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da USP, e Karolin Obert, doutora em linguística e professora na Universidade do Texas (EUA), a atividade vai debater como a variedade regional da língua reflete a riqueza cultural do Brasil. Inscrições podem ser feitas neste link (clique aqui).
Informações sobre o 2º encontro, a ser realizado em 19 de maio, serão divulgadas em breve.
SERVIÇO
Polo de Discussões 2025 do Museu da Língua Portuguesa – Ciclo (Re)Viver línguas
1º encontro: Ecos da diversidade: língua e cultura no Brasil
Dia 31 de março (segunda-feira), das 15h às 16h30
Pelo Zoom (inscrição pelo Sympla – clique aqui)
Com emissão de certificado e intérprete de Libras
Grátis