Programa educativo Escola, Museu e Território – 2020

ATIVIDADE SUSPENSA TEMPORARIAMENTE. Saiba mais aqui

 

Escola, Museu e Território é um Programa Educativo do Museu da Língua Portuguesa que valoriza a cultura linguística do território da Estação da Luz, onde está a sede do museu, propõem outras formas de comunicação do MLP com a vizinhança e articula novas propostas educativas a partir de conceito de Museu Integral e Educação Integral:

Museu Integral: as funções de preservação, investigação e comunicação dos museus devem estar integradas externamente e internamente o ambiente natural e cultural considerando a totalidade dos problemas das sociedades. O centro do museu não deve ser a coleção, mas a comunidade a que esse museu serve,proporcionando as populações envolvidas a tomada de consciência dos meios naturais e culturais em que vivem.

Educação Integral – concepção da educação como processo coletivo que prioriza o desenvolvimento do sujeito em suas dimensões intelectual, física, emocional, social e cultural. A educação é um processo dinâmico para além dos muros de qualquer instituição fechada em si.

As atividades do Programa Educativo Escola, Museu e Território tem como tema a Chegança – ato de preparar a chegada. Acontecem entre 12 de março e 30 de maio e antecedem a reabertura da sede do Museu da Língua Portuguesa em junho de 2020.

Confira a programação:

 

Encontros Fantásticos

Público-alvo: estudantes da educação infantil – 2 a 5 anos

A atividade multissensorial é voltada para crianças de 2 a 5 anos e propõe novas interações dos pequenos com o Museu da Língua Portuguesa, a partir da reocupação do espaço com a construção coletiva de estruturas espaciais efêmeras e criação de narrativas fantásticas, valorizando o ponto de vista e escala da criança com o espaço e narrativas apresentadas pela exposição principal do Museu.

Quando: Quintas-feiras
Março –12, 19 e 26
Abril – 02, 09, 16, 23 e 30
Maio – 07, 14, 21 e 28

Horários: Manhã – 8h às 10h

Saiba mais pelo formulário

 

Visita Jogo

Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio

Voltada a estudantes de escolas públicas da vizinhança do Museu da Língua Portuguesa, a visita jogo incentiva a autonomia dos participantes na relação com a exposição do Museu por meio de jogos e recursos educativos lúdicos. Os horários das visitas dialogam com a rotina escolar, se relacionam com as competências da língua portuguesa desejáveis para cada ciclo de aprendizagem e são pensadas para atender a grande demanda de estudantes do bairro.

Quando: Quintas-feiras
Março –12, 19 e 26
Abril – 02, 09, 16, 23 e 30
Maio – 07, 14, 21 e 28

Horários:
Manhã – 9h às 11h
Tarde – 14h30 às 16h30

Saiba mais pelo formulário.

 

Visita Mediada

Para adultos atendidos pelos serviços de assistência social e de saúde, moradores e trabalhadores do bairro e estudantes do EJA.

A visita mediada é um recorte proposto pelo educador com o intuito de apresentar parte do conteúdo da exposição principal e estabelecer conversas explorando a percepção do público e ampliando repertórios.

Quando: Quintas-feiras
Março –12, 19 e 26
Abril – 02, 09, 16, 23 e 30
Maio – 07, 14, 21 e 28

Horários:
Manhã – 11h às 12h
Tarde – 17h às 18h
Noite – 19h30 às 20h30

Saiba mais por este formulário.

 

Chegança – Visitas mediadas ao museu

Para professores da rede pública de ensino, educadores, trabalhadores dos serviços de assistência social, educação, saúde; moradores do bairro e usuários da Estação da Luz.

Chegança é uma atividade que relaciona temas da exposição principal do Museu da Língua Portuguesa a diversidade linguística do território da Estação da Luz. A partir das comunidades migrantes contemporâneas que habitam o território se busca refletir sobre como a língua portuguesa se transforma a partir dessas novas interações culturais. A atividade conta com integrantes das comunidades de migrantes que vivem na região.

Quando: Sábados
Março – 28– Nós da Língua: falantes da língua Portuguesa de países estrangeiros.
Abril – 25– A nova presença árabe e a língua portuguesa.
Maio – 30 – Língua Portuguesa e a Cultura Bolívia.

Horários: Manhã – 10h, 11h e 12h.

Saiba mais por este formulário.

Formação de professores – Zonas de conversa/Zonas de prática

Para professores da rede pública de ensino, educadores e trabalhadores dos serviços de assistência social

Formação modular com 9 encontros, 3 horas de duração cada, abordando a contribuição das línguas indígenas para a formação da língua Portuguesa e a diversidade de falares que a língua toma nos variados grupos sociais e culturas. Cada encontro oferece atividades teóricas e práticas de cada um dos temas com convidados externos. A curadoria das atividades de língua e cultura indígena são da pesquisadora Ciça Veiga e contam com a participação de Ricarda Wapichana, Poty Porã, Cauã Borari e NaldoTukano. Já Falares da Cidade tem curadoria de Suzi Soares, fundadora do Sarau do Binho, e uma referências na produção literária dentro da periferia da Zona Sul de São Paulo.

Quando: Quintas-feiras
Abril – 02, 09, 16, 23 e 30
Maio – 07, 14, 21 e 28

Horários: Noite – 19h30 às 22h30

Saiba mais por este formulário.

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support