Exposição Itinerante “Estação da Língua” – 2016

A mostra itinerante do Museu da Língua Portuguesa retomou viagem em 2016. A exposição foi apresentada em três cidades do Estado de São Paulo: Araraquara, Pirassununga e Campinas.

Período: 2016

Depois de passar por sete cidades entre 2013 e 2014, a exposição itinerante “Estação da Língua” retomou viagem como parte das atividades desenvolvidas pelo Museu da Língua Portuguesa paralelamente à sua reconstrução, e fazendo jus à proposta que lhe deu origem: seu acervo é a língua viva, falada por todos os povos de lusófonos, nos seus mais variados sotaques.

Nos anos anteriores a mostra recebeu quase 70 mil visitantes ao passar por Santos, Registro, Sorocaba, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São Bernardo.

Reproduzindo o conceito central do Museu da Língua Portuguesa, a “Estação da Língua” teve interatividade e tecnologia como veículos para apresentar o idioma. Foram mais de 300 metros quadrados de área expositiva, com destaque para o Mapa dos Falares, que exibia a singularidade do português falado em diferentes regiões do Estado de São Paulo.

Em cada cidade por onde passou, a exposição foi montada em um espaço cultural apropriado e, nele, o percurso acontecia por seis áreas expositivas.

A estrutura de recepção e de acolhimento baseou-se em um conjunto com forte apelo visual, que abrigava projeção de breves textos literários especialmente escolhidos para a itinerância. Em um ambiente imersivo, três frases promoviam o início dessa viagem pela história da língua portuguesa: “Quem não vê bem uma palavra, não pode ver bem uma alma”, de Fernando Pessoa; “Penetra surdamente no reino das palavras”, Carlos Drummond de Andrade; e “Como é que chama o nome disso”, de Arnaldo Antunes; interpretadas pelos atores Paulo Betting, Julia Lemmertz e Deborah Evelyn. Painéis de LED vermelho reproduziam o que estava sendo ouvido.

Uma grande escultura de caixas apresentava o Museu da Língua Portuguesa e, de lá, o público seguia para o ‘desembarque’, formado por um painel gráfico com as origens da língua e um vídeo/animação, apresentando as conquistas e a expansão ultramarina de Portugal até o ano de 1500 – quando ocorreu a chegada dos portugueses no Brasil. Esta seção incluiu um terminal multimídia que permite ao visitante escutar os vários sotaques do português pelo mundo.

A terceira área expositiva partia da Linha do Tempo, consagrada no Museu da Língua Portuguesa, com a evolução do idioma no Brasil até a atualidade. O visitante seguia para terminais com telas sensíveis ao toque que apresentavam a relação do português com outros idiomas, como as línguas indígenas e africanas, e também as influências dos imigrantes europeus em solo brasileiro.

O passeio se aproximava do fim com o Mapa dos Falares Paulistas, que apresentava um vídeo com habitantes de cinco cidades, ressaltando as particularidades linguísticas de cada região. A parada final destacava em projeções a presença diversificada da língua portuguesa no dia a dia do brasileiro, até mesmo em sonhos, com a apresentação de dois vídeos – Culinária e Danças.

Toda estrutura foi transportada de uma cidade a outra em caminhões, pois a Estação da Língua foi pensada de maneira a possibilitar a desmontagem e reaberta ao público em outro município em até sete dias.

A realização foi do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura; do IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, organização social de cultura que gere o Museu da Língua Portuguesa; e da Arquiprom, proponente e produtora do projeto viabilizado por meio do Ministério da Cultura via Lei de Incentivo Fiscal do Programa da Ação Cultural (Proac) da Secretaria Estadual de Cultura.

Em Araraquara e Pirassununga, a mostra contou com patrocínio da Panco e apoio da Tim e apoios locais da Prefeitura do Município de Araraquara e da Prefeitura do Município de Pirassununga. Em Campinas, o patrocínio foi da CPFL Energia e o apoio local do Galleria Shopping.

Araraquara, SP
4 de março a 2 de abril de 2016
Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva

Pirassununga, SP