Flup – Festa Literária das Periferias

Museu da Língua Portuguesa apresentou o Encontro de Poesia na Flup – Festa Literária das Periferias, no Rio de Janeiro. O Museu apoiou a iniciativa e foi correalizador do encontro de poetas do Brasil, Angola e Portugal.

Período: 10/11/2017

A língua falada, cantada e recriada nas ruas foi celebrada no Rio Poetry Slam, campeonato de poesia que aconteceu durante a Flup – Festa Literária das Periferias, de 10 a 15 de novembro, no Vidigal (Rio de Janeiro). O Rio Poetry Slam é o maior evento de poesia falada da América Latina.

O Museu da Língua Portuguesa apoiou a iniciativa e foi correalizador do encontro de poetas do Brasil, Angola e Portugal. O encontro, que recebeu o nome de “Sarall”, aconteceu no dia 10, na abertura do Rio Poetry Slam, no galpão da ONG Horizonte. Primeiro encontro de saraus e slams de língua portuguesa, o evento reuniu 15 poetas, artistas e escritores, como Alessandro Buzo, do Sarau Suburbano de São Paulo, a poeta e escritora angolana Bel Neto e o músico português José Anjos. A apresentação do Sarall foi feita pelo ator Marcelo Mello, também poeta, cineasta e ativo participante da cena artística do Vidigal.

Com curadoria de Júlio Ludemir, em cinco edições a FLUP – Festa Literária das Periferias consolidou-se na agenda da cidade do Rio de Janeiro como um festival que reúne artistas e escritores do mundo inteiro para debater, experimentar, produzir e ampliar o poder da leitura.

Em 2017, o evento ocupou o Morro do Vidigal com convidados como Renato Aragão, Cacá Diegues, Paulo Lins e Djamila Ribeiro. Na edição, a FLUP homenageou o dramaturgo Oduvaldo Vianna Filho, o Vianinha, autor de teatro, televisão, cinema, jornalismo e crítica cultural.

 

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support