Exposição itinerante “Energia da Língua Portuguesa” chega ao Rio de Janeiro

Entre 07 e 10 de setembro, o Caminhão da Língua Portuguesa estará na cidade

Rio de Janeiro, 04 de setembro de 2017 – A EDP, empresa que atua nas áreas de geração, distribuição, comercialização, transmissão e soluções em energia, apresenta a exposição interativa sobre rodas “A Energia da Língua Portuguesa” no Rio de Janeiro de 07 a 10 de setembro. Trata-se de uma mostra que contará com diversas atividades relacionadas ao nosso idioma. A exposição gratuita estará aberta ao público das 10h00 às 19h00 na Praça Mauá.

O Caminhão da Língua Portuguesa saiu do Parque Ibirapuera, na capital paulista, e ficou estacionado na 15ª edição da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty em julho. Logo após, passou por Cachoeiro de Itapemirim (10 a 13 de agosto), Vitória (17 a 20 de agosto) e Linhares (24 a 27 de agosto), reunindo mais de 6800 pessoas. Agora chega ao Rio de Janeiro na Praça Mauá.

Utilizando a estrutura móvel de um caminhão, a exposição terá ao todo 300 metros quadrados e permitirá que os visitantes conheçam mais sobre os países que falam a língua portuguesa, as peculiaridades e diferenças do português falado no Brasil e em Portugal e curiosidades sobre expressões comuns deste idioma, considerado o quinto mais falado do mundo e o mais utilizado no hemisfério sul.

“O projeto realizado pela EDP Brasil fará com que os visitantes mergulhem na cultura e na arte dos países que falam o idioma português, com destaque para o intercâmbio entre Brasil e Portugal”, destaca Luís Carlos Gouveia, diretor de transformação organizacional da EDP e diretor do Instituto EDP. Por fim, a EDP convida os participantes da ação a doarem livros, que serão entregues a instituições.

Energia Limpa

A energia limpa estará presente com o uso de placas solares fotovoltaicas no teto do caminhão. Estão previstos também painéis de LED por toda exposição, lembrando que a ação visa ressaltar a importância da preservação dos recursos naturais e os benefícios do uso eficiente da energia.

Atrações:

O espaço interno do Projeto itinerante conta com várias atividades divertidas e interativas com a língua portuguesa:

‘Manifesto’: Na entrada, ficará exposto na parede como um tapete e revelará todas as ações que acontecerão no caminhão.

‘A Língua Portuguesa no Mundo, Viva a energia de estar lá’: Os visitantes conhecerão as dez nações que falam a língua portuguesa por meio da cultura de cada uma. Em um visor 360°, os países poderão ser ‘visitados’. No chão, como uma rosa dos ventos, haverá o nome de cada país e, na parede, fotos e expressões curiosas deles.

‘Linha do tempo Brasil X Portugal’: Nesta estação o visitante terá oportunidade de conhecer mais sobre poemas famosos dos dois países, com acesso as informações dos autores, data, estilo, entre outras curiosidades.

´Gerador de Sotaques’: O visitante pode dublar trechos de poemas com sotaque que escolher: Portugal ou outros estados do Brasil e compartilhar em suas redes sociais.

‘Uma Língua Cheia de Energia e História’: Mostrará e explicará o significado de expressões que utilizamos no dia a dia: bicho de sete cabeças; as paredes têm ouvidos; pôr a mão no fogo e tantas outras.

‘Letra por Letra’: O visitante terá que soletrar palavras da nossa língua, selecionadas aleatoriamente por uma vending machine. Se acertar, ganha um livro.

‘EDP e o Museu da Língua Portuguesa’: Do Museu da Língua Portuguesa, para o Rio de Janeiro, do Rio de Janeiro para o Museu. Um painel instalado dentro do caminhão trará fotos e informações sobre a reconstrução do Museu.

‘Recite seu Poema’: Para sair do caminhão, teremos captação dos convidados recitando um poema. Esses fragmentos se tornarão um vídeo que será postado nas redes sociais da EDP.

Área externa: As atividades da área externa promoverão cover face com capas de livros, produção de pôster exclusivo com a citação literária favorita do visitante, ambiente para leitura com estante recheada de livros, pufes e cadeiras. À noite, o painel de LED se transformará em uma tela de cinema, na qual serão exibidos os clássicos inspirados na literatura brasileira ‘Palavra Encantada’ e ‘Língua: Vidas em Português’. O painel ainda reproduzirá informações sobre o percurso da exposição com um infográfico, com o número de pessoas que já passaram pelo projeto itinerante e as cidades percorridas.

Patrocínios em apoio a Língua Portuguesa

A língua portuguesa é um patrimônio que une os países onde se fala o mesmo idioma e estabelece uma conexão especial entre as culturas portuguesa e brasileira. A EDP Brasil investe em expressividades criativas que fomentem esta união cultural e é patrocinadora Máster da Restauração do Museu da Língua.
Seu acervo, o patrimônio imaterial da língua, continua sendo celebrado com atividades como as do projeto itinerante, que exibirá fotos e informações sobre a reconstrução do Museu. A EDP Brasil, como patrocinadora Máster da restauração, está investindo R$ 20 milhões em três anos. A inauguração está prevista para 2019. “A Energia da Língua Portuguesa” também apresenta conteúdos desenvolvidos em parceria com a Fundação Roberto Marinho (FRM). A EDP Brasil também foi apoiadora da 15ª edição da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, que aconteceu entre 26 e 30 de julho.

Agenda da exposição itinerante no Rio de Janeiro

Energia da Língua Portuguesa
Local: Praça Mauá
Período: 07 a 10 de setembro
Horário: 10h00 às 19h00

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support