Debate intitulado Museus e oralidade: perspectivas para a preservação vai acontecer no dia 30 de outubro em formato virtual e gratuito, pelo Zoom
O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, realiza, no dia 30 de outubro (segunda-feira), o quarto encontro do ciclo Museus, língua e preservação. Intitulada Museus e Oralidade: perspectivas para a preservação, a discussão vai acontecer gratuita e virtualmente, pelo Zoom, das 15h às 17h. As inscrições já estão abertas pela plataforma Sympla.
Nesta atividade, o objetivo é discutir como a oralidade se faz presente e pode ser articulada por museus que tratam da imaterialidade em suas práticas patrimoniais, abordando saberes, práticas e vivências de pessoas e comunidades.
Participam do encontro Felipe Rocha, mestre em Museologia pela Universidade de São Paulo e coordenador de acervo no Museu da Pessoa; e Mauro Luiz da Silva, doutorando em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e diretor no Museu dos Quilombos e Favelas Urbanas (Muquifu).
O ciclo de encontro Museus, língua e preservação é uma iniciativa do Museu da Língua Portuguesa, por meio de seu Centro de Referência, em parceria com o ICOM (Conselho Internacional de Museus). O projeto visa debater o desafio de preservar, pesquisar, comunicar e articular o repertório patrimonial da língua portuguesa, contemplando a sua dinamicidade e a encarando como um elemento estruturador de identidades culturais, ao mesmo tempo que sua diversidade deve ser celebrada.
SERVIÇO
Museus e Oralidade: perspectivas para a preservação – 4º encontro do Polo de discussões Museus, língua e preservação
Dia 30 de outubro, das 15h às 17h
Pelo Zoom (o link será enviado após a inscrição)
Inscrição gratuita pelo Sympla
Grátis (uma lista de presença será compartilhada durante a realização do evento; haverá emissão de certificado de participação)