Museu da Língua Portuguesa participa do Festival “Que Bom Retiro”

Nos dias 19, 20 e 21 de Outubro, o Museu da Língua Portuguesa participa do “Que Bom Retiro – 2º Festival de Rua do Bom Retiro”, com atividades culturais no saguão da Estação da Luz. O festival acontece entre os dias 18 e 21, com diversas atividades que estimulam a comunidade a conviver com grupos diversos e ocupar os espaços públicos. A programação é inteiramente gratuita.

Idealizado pela Rede Social Luz – Bom Retiro, o festival pretende fortalecer as redes de trocas e convivência e proporcionar reflexão sobre a complexidade do Bom Retiro e os rumos para o bairro. Ao todo, serão mais de 30 atividades em diversos locais do bairro, sobre temas como gastronomia, leitura, arte, cultura, economia solidária, comunicação, história, educação e infância.

O Museu da Língua Portuguesa participa com atividades lúdicas, que mostram como as trocas culturais foram importantes na construção de nosso idioma. Entre as atividades, está o quebra-cabeças “piquenique de palavras” – que mostra a origem dos nomes dos alimentos e evidencia as influências trazidas pelos imigrantes, tanto estrangeiros quanto de outras regiões do país, que chegaram a São Paulo – e Tupituba, com a influência indígena na formação da língua portuguesa. O espaço também vai exibir informações sobre o Museu e sua reconstrução, atualmente em curso, após o incêndio que o atingiu em dezembro de 2015.

Em dez anos de funcionamento, o Museu da Língua Portuguesa sempre realizou atividades próximo à comunidade dos bairros do Bom Retiro e Luz, com parcerias, em espaços como o saguão da Estação da Luz e escolas.

“A língua portuguesa é o elo que une todos os grupos, incluindo os imigrantes, com diálogos e trocas de saberes e culturas. A presença do Museu no festival dá continuidade às atividades com a comunidade da região e reafirma o compromisso com o fortalecimento das identidades e dos laços culturais entre todos aqueles que ocupam a cidade”, diz a gerente de Projetos de Patrimônio da Fundação Roberto Marinho, Deca Farroco.

O Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Tem como patrocinador máster a EDP, patrocinadores Grupo Globo e Grupo Itaú e apoio do Governo Federal, por meio da lei federal de incentivo à cultura. O IDBrasil é a organização social responsável pela gestão do Museu.

Museu está em reconstrução

Primeiro museu totalmente dedicado a um idioma, o Museu da Língua Portuguesa recebeu cerca de 4 milhões de visitantes em 10 anos de funcionamento (2006-2016). Sua concepção celebra a língua como elemento fundador e fundamental da nossa cultura. Experiências interativas, conteúdo audiovisual e ambientação conduziam os visitantes a um mergulho na história da língua portuguesa.

O museu foi atingido por um incêndio em dezembro de 2015 e está em reconstrução. Atualmente, está sendo finalizada a primeira etapa da obra: o restauro da fachada e das esquadrias. Foi iniciada também a reconstrução da cobertura do edifício. Durante a reconstrução, o acervo do Museu, o patrimônio imaterial da língua portuguesa, continua sendo celebrado por meio de atividades culturais e educativas, como as realizadas na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, em agosto; na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), em julho, e na celebração do Dia Internacional da Língua Portuguesa, em maio de 2017, no saguão da Estação da Luz.

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
 
O conteúdo do nosso site pode ser acessível em Libras usando o VLibras