Saiba como foi a participação do Museu na Bienal Internacional do Livro

Pela primeira vez, o Museu da Língua Portuguesa esteve no Rio de Janeiro para participar da 18ª Bienal Internacional do Livro Rio, que aconteceu entre os dias 31 de agosto e 10 de setembro.

O Museu, que está fechado desde dezembro de 2015 para reconstrução e restauro, disponibilizou aos visitantes uma programação que mesclou tecnologia, interação e atividades educativas sobre a língua portuguesa.
Em uma reprodução da “Praça da Língua”, experiência-símbolo do MLP, os visitantes puderam conferir trechos de poesia e música escritos por Carlos Drummond de Andrade, Dorival Caymmi, entre outros autores, nas vozes de personalidades como Matheus Nachtergaele e Maria Bethânia.

O público participou, ainda, de atividades educativas. Em “Palavras que nos definem”, por exemplo, os visitantes recebiam bonecos nos quais podiam escrever sobre si mesmo. Após o processo de produção, esses bonecos eram expostos e o objetivo era proporcionar a reflexão sobre o uso da palavra.

Foto: Marlon Falcão

Peças de roupas feitas em madeira mostravam a origem de termos utilizados para nomear o vestuário, na atividade “Palavras que vestimos”. A língua portuguesa é como um guarda-roupa. Para cada situação, utilizamos formas diferentes do idioma. A partir dessa ideia, iniciava-se uma conversa sobre os diferentes usos do idioma, suas adaptações e adequações.

Foto: Marlon Falcão

Outras duas atividades foram realizadas no espaço do Museu durante a Bienal: “Monte seu poema”, que estimulava a criação de um pequeno poema com palavras existentes em obras de autores brasileiros e “Como falamos”, com expressões populares usadas no português falado no Brasil e nos outros países falantes do idioma.

Todas as atividades seguiam o conceito trabalhado no próprio Museu: explorar a diversidade da língua portuguesa e a importância do falante na construção de seu próprio idioma.

A Bienal do Livro Rio, que neste ano recebeu aproximadamente 680 mil visitantes no Riocentro e é o maior evento literário do País, proporciona aos leitores conhecerem novos escritores, participarem de debates, palestras e, também, de atividades culturais que promovem a leitura. O evento ocorreu pela primeira vez em 1983 e, desde então, continua celebrando a leitura e a diversão, colocando pessoas em contato por meio de seu personagem principal: o livro.

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
 
O conteúdo do nosso site pode ser acessível em Libras usando o VLibras