ATIVIDADE SUSPENSA TEMPORARIAMENTE. Saiba mais aqui.
Escola, Museu e Território é um Programa Educativo do Museu da Língua Portuguesa que valoriza a cultura linguística do território da Estação da Luz, onde está a sede do museu, propõem outras formas de comunicação do MLP com a vizinhança e articula novas propostas educativas a partir de conceito de Museu Integral e Educação Integral:
Museu Integral: as funções de preservação, investigação e comunicação dos museus devem estar integradas externamente e internamente o ambiente natural e cultural considerando a totalidade dos problemas das sociedades. O centro do museu não deve ser a coleção, mas a comunidade a que esse museu serve,proporcionando as populações envolvidas a tomada de consciência dos meios naturais e culturais em que vivem.
Educação Integral – concepção da educação como processo coletivo que prioriza o desenvolvimento do sujeito em suas dimensões intelectual, física, emocional, social e cultural. A educação é um processo dinâmico para além dos muros de qualquer instituição fechada em si.
As atividades do Programa Educativo Escola, Museu e Território tem como tema a Chegança – ato de preparar a chegada. Acontecem entre 12 de março e 30 de maio e antecedem a reabertura da sede do Museu da Língua Portuguesa em junho de 2020.
Confira a programação:
Encontros Fantásticos
Público-alvo: estudantes da educação infantil – 2 a 5 anos
A atividade multissensorial é voltada para crianças de 2 a 5 anos e propõe novas interações dos pequenos com o Museu da Língua Portuguesa, a partir da reocupação do espaço com a construção coletiva de estruturas espaciais efêmeras e criação de narrativas fantásticas, valorizando o ponto de vista e escala da criança com o espaço e narrativas apresentadas pela exposição principal do Museu.
Quando: Quintas-feiras
Março –12, 19 e 26
Abril – 02, 09, 16, 23 e 30
Maio – 07, 14, 21 e 28
Horários: Manhã – 8h às 10h
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Visita Jogo
Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio
Voltada a estudantes de escolas públicas da vizinhança do Museu da Língua Portuguesa, a visita jogo incentiva a autonomia dos participantes na relação com a exposição do Museu por meio de jogos e recursos educativos lúdicos. Os horários das visitas dialogam com a rotina escolar, se relacionam com as competências da língua portuguesa desejáveis para cada ciclo de aprendizagem e são pensadas para atender a grande demanda de estudantes do bairro.
Quando: Quintas-feiras
Março –12, 19 e 26
Abril – 02, 09, 16, 23 e 30
Maio – 07, 14, 21 e 28
Horários:
Manhã – 9h às 11h
Tarde – 14h30 às 16h30
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Visita Mediada
Para adultos atendidos pelos serviços de assistência social e de saúde, moradores e trabalhadores do bairro e estudantes do EJA.
A visita mediada é um recorte proposto pelo educador com o intuito de apresentar parte do conteúdo da exposição principal e estabelecer conversas explorando a percepção do público e ampliando repertórios.
Quando: Quintas-feiras
Março –12, 19 e 26
Abril – 02, 09, 16, 23 e 30
Maio – 07, 14, 21 e 28
Horários:
Manhã – 11h às 12h
Tarde – 17h às 18h
Noite – 19h30 às 20h30
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Chegança – Visitas mediadas ao museu
Para professores da rede pública de ensino, educadores, trabalhadores dos serviços de assistência social, educação, saúde; moradores do bairro e usuários da Estação da Luz.
Chegança é uma atividade que relaciona temas da exposição principal do Museu da Língua Portuguesa a diversidade linguística do território da Estação da Luz. A partir das comunidades migrantes contemporâneas que habitam o território se busca refletir sobre como a língua portuguesa se transforma a partir dessas novas interações culturais. A atividade conta com integrantes das comunidades de migrantes que vivem na região.
Quando: Sábados
Março – 28– Nós da Língua: falantes da língua Portuguesa de países estrangeiros.
Abril – 25– A nova presença árabe e a língua portuguesa.
Maio – 30 – Língua Portuguesa e a Cultura Bolívia.
Horários: Manhã – 10h, 11h e 12h.
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Formação de professores – Zonas de conversa/Zonas de prática
Para professores da rede pública de ensino, educadores e trabalhadores dos serviços de assistência social
Formação modular com 9 encontros, 3 horas de duração cada, abordando a contribuição das línguas indígenas para a formação da língua Portuguesa e a diversidade de falares que a língua toma nos variados grupos sociais e culturas. Cada encontro oferece atividades teóricas e práticas de cada um dos temas com convidados externos. A curadoria das atividades de língua e cultura indígena são da pesquisadora Ciça Veiga e contam com a participação de Ricarda Wapichana, Poty Porã, Cauã Borari e NaldoTukano. Já Falares da Cidade tem curadoria de Suzi Soares, fundadora do Sarau do Binho, e uma referências na produção literária dentro da periferia da Zona Sul de São Paulo.
Quando: Quintas-feiras
Abril – 02, 09, 16, 23 e 30
Maio – 07, 14, 21 e 28
Horários: Noite – 19h30 às 22h30
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