Confira os principais marcos da reconstrução do Museu.
Estação da Luz
Praça da Luz, s/nº, Portão 1Centro, São Paulo - SP Como Chegar
Confira os principais marcos da reconstrução do Museu.
Incêndio atinge o Museu da Língua Portuguesa, no dia 21. Saiba mais.
Menos de 48h após o incêndio, são realizadas ações emergenciais no local, com objetivo de garantir a segurança e preparar o conjunto arquitetônico para os trabalhos de restauro e recuperação.
Convênio para reconstruir o Museu da Língua Portuguesa é assinado pelo Governo do Estado de São Paulo, Fundação Roberto Marinho e IDBrasil, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Museu. Saiba mais.
Início de nova etapa de obras na Estação da Luz e no Museu da Língua Portuguesa, envolvendo a impermeabilização das lajes expostas, a instalação de sistemas de drenagem e a construção de uma sobrecobertura para evitar infiltração de água da chuva no edifício, preparando-o para todo o período de restauro. Saiba mais.
Encontro no Palácio dos Bandeirantes, no dia 21, para articulação, junto à iniciativa privada, com o objetivo de formar uma aliança solidária para apoiar a reconstrução do Museu. Durante a reunião, foi anunciada, também, a parceria entre a Fundação Roberto Marinho e a Granito & Partners. Saiba mais.
Seminário “Museu da Língua Portuguesa: conquistas e desafios” é realizado, nos dias 2 e 3, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, para provocar reflexões sobre o futuro do Museu, a partir da análise dos resultados conquistados nos 10 anos de seu funcionamento. Profissionais envolvidos na criação e operação do Museu participaram do evento. Saiba mais.
Contratação dos projetos de restauro da fachada e das esquadrias, da cobertura e da arquitetura de interior.
Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal, visita o Brasil e o Museu da Língua Portuguesa e declara o apoio do Estado e da sociedade portuguesa à reconstrução do Museu.
Aprovação do projeto de restauro nos órgãos de patrimônio – IPHAN, CONDEPHAAT e CONPRESP – e no Ministério da Cultura para captação de recursos pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. O arquiteto Pedro Mendes da Rocha, que desenvolveu o projeto original do Museu, junto com Paulo Mendes da Rocha, é responsável pelo projeto de arquitetura da reconstrução.
É anunciada a formação da aliança solidária, no dia 12, para a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa: a EDP é a patrocinadora máster, Grupo Itaú e Grupo Globo são patrocinadores, com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Saiba mais. Foto: Felipe Rau/Estadão Conteúdo
Início da restauração das fachadas e esquadrias atingidas pelo incêndio, no dia 21.
Início do acompanhamento do projeto de sustentabilidade para certificação LEED e estudos preliminares de instalações prediais.
Ação do Museu da Língua Portuguesa celebra idioma em constante transformação. Saiba mais.
Governo de São Paulo assina, com o governo de Portugal e a Fundação Roberto Marinho, acordo para recuperação do Museu da Língua Portuguesa. Saiba mais.
Restauração das fachadas e esquadrias do Museu da Língua Portuguesa preserva patrimônio histórico e tem sustentabilidade como premissa: cerca de 85% da madeira utilizada vêm de material reaproveitado do próprio edifício. Saiba mais.
Restauração das fachadas do Museu da Língua Portuguesa é encerrada. Saiba mais
Madeira certificada chega ao Museu da Língua Portuguesa para reconstrução da cobertura. Projeto busca o selo LEED de sustentabilidade. Saiba mais.
Reconstrução da cobertura do museu da língua portuguesa foi concluída. Saiba mais.
Conclusão das obras de restauro do Museu e da Estação da luz Saiba mais.
Concluído o restauro do saguão da Estação da Luz. Saiba mais.
Reabertura do museu.