Visite o Museu da Língua Portuguesa em primeira mão!

ATIVIDADE SUSPENSA TEMPORARIAMENTE. Saiba mais aqui

Estudantes participarão de atividades dentro do Museu toda quinta-feira, a partir do próximo dia 12. Em um sábado por mês, a partir do dia 28, a visita será aberta a todo o público.

Estudantes, professores e vizinhos vão ter a oportunidade de visitar o Museu da Língua Portuguesa em primeira mão. A partir de 12 de março, a nova etapa do programa educativo Escola, Museu e Território vai promover visitas mediadas aos bastidores da reconstrução, gratuitas e mediante agendamento, durante a fase de montagem da exposição principal. O programa vai até maio e a reabertura do Museu está prevista para junho.

As atividades têm como tema a Chegança, ato de preparar a chegada, em referência à proximidade da reinauguração. Chamadas de visitas-jogo, as atividades para as escolas vão conectar crianças e jovens ao conteúdo renovado do Museu, propondo interações com a narrativa da exposição principal por meio de atividades lúdicas, e serão segmentadas por faixas etárias (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio).

Todas as quintas-feiras, o Museu vai receber crianças e jovens estudantes de escolas, mediante agendamento (com prioridade para as escolas da região do centro). Às quintas e sábados, haverá também visitas mediadas para estudantes de EJA (Educação de Jovens e Adultos), pessoas atendidas pelos serviços de assistência social e de saúde; moradores e trabalhadores do bairro.

E em um sábado por mês, a partir do 28, as visitas serão abertas ao público em geral; professores da rede pública; moradores e trabalhadores do bairro da Luz e Bom Retiro; educadores e trabalhadores dos serviços de assistência social e saúde; e profissionais de cultura. A atividade relaciona temas da exposição principal do Museu da Língua Portuguesa à diversidade linguística do entorno da Estação da Luz e vai contar com integrantes das comunidades migrantes que vivem na região. Nestes dias, o acesso será por ordem de chegada.

A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa e seu programa Educativo Escola, Museu e Território são uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação Roberto Marinho e tem como patrocinador máster a EDP; como patrocinadores Grupo Globo, Grupo Itaú e Sabesp; e apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Governo Federal por meio da lei federal de incentivo à cultura.

Confira a programação completa e faça seu agendamento.

 

Ônibus Andante: trajeto a pé para conhecer a cidade – Assim como na primeira fase do programa, estudantes das escolas da região chegarão ao Museu por meio do projeto Ônibus Andante, que propõe um trajeto a pé, aos moldes de uma ‘linha’ de ônibus, para conectar as escolas com o museu, explorando a região, seus marcos urbanos e prédios históricos. O objetivo é despertar o olhar e o interesse das crianças e jovens pelo espaço da cidade.

Formação de professores aborda influências da língua portuguesa – O Projeto Educativo também vai contemplar cursos de formação de professores, com encontros semanais voltados a profissionais da rede pública, educadores e trabalhadores do serviço de assistência social, abordando temas em torno das influências da língua portuguesa no Brasil.

Em 2019, na primeira fase do programa, as atividades educativas e culturais foram promovidas no saguão da Estação da Luz e reuniram mais de 2 mil estudantes e professores. O projeto mobiliza 23 instituições de educação e 25 de cultura da região próxima ao Museu, rearticulando o diálogo com jovens, educadores e comunidade da vizinhança antes da inauguração.

Museografia e Conteúdo – Um dos primeiros museus do mundo totalmente dedicado a um idioma, o Museu da Língua Portuguesa celebra a língua como elemento fundador e fundamental da nossa cultura. Por meio de experiências interativas, conteúdo audiovisual e ambientes imersivos, o visitante é conduzido a um mergulho na história e na diversidade do nosso idioma. Desde o término das obras, em dezembro de 2019, está em curso a implantação da museografia. O Museu terá experiências inéditas, como “Línguas do Mundo”, que destaca 20 das mais de 7 mil línguas faladas hoje no mundo; “Falares”, que traz os diferentes sotaques e expressões do idioma no Brasil; e “Nós da Língua Portuguesa”, que apresenta a língua portuguesa no mundo, com os laços, embaraços e diversidade cultural da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Serão mantidas as principais experiências como a instalação “Palavras Cruzadas”, que mostra as línguas que influenciaram o português no Brasil; e a “Praça da Língua”, espécie de ‘planetário do idioma’ que homenageia a língua portuguesa escrita, falada e cantada, em um espetáculo imersivo de som e luz.

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support