Visite o Museu da Língua Portuguesa em primeira mão!

ATIVIDADE SUSPENSA TEMPORARIAMENTE. Saiba mais aqui

Estudantes participarão de atividades dentro do Museu toda quinta-feira, a partir do próximo dia 12. Em um sábado por mês, a partir do dia 28, a visita será aberta a todo o público.

Estudantes, professores e vizinhos vão ter a oportunidade de visitar o Museu da Língua Portuguesa em primeira mão. A partir de 12 de março, a nova etapa do programa educativo Escola, Museu e Território vai promover visitas mediadas aos bastidores da reconstrução, gratuitas e mediante agendamento, durante a fase de montagem da exposição principal. O programa vai até maio e a reabertura do Museu está prevista para junho.

As atividades têm como tema a Chegança, ato de preparar a chegada, em referência à proximidade da reinauguração. Chamadas de visitas-jogo, as atividades para as escolas vão conectar crianças e jovens ao conteúdo renovado do Museu, propondo interações com a narrativa da exposição principal por meio de atividades lúdicas, e serão segmentadas por faixas etárias (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio).

Todas as quintas-feiras, o Museu vai receber crianças e jovens estudantes de escolas, mediante agendamento (com prioridade para as escolas da região do centro). Às quintas e sábados, haverá também visitas mediadas para estudantes de EJA (Educação de Jovens e Adultos), pessoas atendidas pelos serviços de assistência social e de saúde; moradores e trabalhadores do bairro.

E em um sábado por mês, a partir do 28, as visitas serão abertas ao público em geral; professores da rede pública; moradores e trabalhadores do bairro da Luz e Bom Retiro; educadores e trabalhadores dos serviços de assistência social e saúde; e profissionais de cultura. A atividade relaciona temas da exposição principal do Museu da Língua Portuguesa à diversidade linguística do entorno da Estação da Luz e vai contar com integrantes das comunidades migrantes que vivem na região. Nestes dias, o acesso será por ordem de chegada.

A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa e seu programa Educativo Escola, Museu e Território são uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação Roberto Marinho e tem como patrocinador máster a EDP; como patrocinadores Grupo Globo, Grupo Itaú e Sabesp; e apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Governo Federal por meio da lei federal de incentivo à cultura.

Confira a programação completa e faça seu agendamento.

Ônibus Andante: trajeto a pé para conhecer a cidade – Assim como na primeira fase do programa, estudantes das escolas da região chegarão ao Museu por meio do projeto Ônibus Andante, que propõe um trajeto a pé, aos moldes de uma ‘linha’ de ônibus, para conectar as escolas com o museu, explorando a região, seus marcos urbanos e prédios históricos. O objetivo é despertar o olhar e o interesse das crianças e jovens pelo espaço da cidade.

Formação de professores aborda influências da língua portuguesa – O Projeto Educativo também vai contemplar cursos de formação de professores, com encontros semanais voltados a profissionais da rede pública, educadores e trabalhadores do serviço de assistência social, abordando temas em torno das influências da língua portuguesa no Brasil.

Em 2019, na primeira fase do programa, as atividades educativas e culturais foram promovidas no saguão da Estação da Luz e reuniram mais de 2 mil estudantes e professores. O projeto mobiliza 23 instituições de educação e 25 de cultura da região próxima ao Museu, rearticulando o diálogo com jovens, educadores e comunidade da vizinhança antes da inauguração.

Museografia e Conteúdo – Um dos primeiros museus do mundo totalmente dedicado a um idioma, o Museu da Língua Portuguesa celebra a língua como elemento fundador e fundamental da nossa cultura. Por meio de experiências interativas, conteúdo audiovisual e ambientes imersivos, o visitante é conduzido a um mergulho na história e na diversidade do nosso idioma. Desde o término das obras, em dezembro de 2019, está em curso a implantação da museografia. O Museu terá experiências inéditas, como “Línguas do Mundo”, que destaca 20 das mais de 7 mil línguas faladas hoje no mundo; “Falares”, que traz os diferentes sotaques e expressões do idioma no Brasil; e “Nós da Língua Portuguesa”, que apresenta a língua portuguesa no mundo, com os laços, embaraços e diversidade cultural da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Serão mantidas as principais experiências como a instalação “Palavras Cruzadas”, que mostra as línguas que influenciaram o português no Brasil; e a “Praça da Língua”, espécie de ‘planetário do idioma’ que homenageia a língua portuguesa escrita, falada e cantada, em um espetáculo imersivo de som e luz.